JPMorgan vai pagar US$ 1,7 bilhão em acordos referentes ao caso Madoff

Banco foi responsabilidado por casos de pirâmide financeira realizados por Madoff até 2008

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O JPMorgan anunciou nesta terça-feira (7) que aceitou pagar US$ 1,7 bilhão em um acordo com o governo em relação ao caso Bernard Madoff. O Departamento de Justiça dos EUA anunciou multas por duas violações do banco em relação à negócios com a empresa de investimentos de Madoff.

Porém, o governo norte-americano também informou que os pagamentos podem ser adiados por até dois anos em um acordo onde o JPMorgan terá que realizar reformas de suas políticas contra a lavagem de dinheiro.

Segundo notícias do Wall Street Journal, os funcionários do banco não serão penalizados, sendo que todas as multas aplicadas serão pagas pelo próprio JPMorgan e não pelas pessoas. Madoff foi condenado em 2009 por lesar milhares de investidores e está cumprindo uma sentença de prisão de 150 anos. O JPMorgan foi acusado de ignorar sinais de alerta de que os negócios de Madoff eram uma fraude, muitas vezes para receber mais taxas e comissões por serviços prestados. 

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.