3 criptos que oferecem dividendos acima de 8% - ao mês

Poucos sabem, mas as criptomoedas, assim como ações e fundos imobiliários, também distribuem “dividendos” — ou pelo menos algo parecido.

No mercado cripto, o processo recebe o nome de “staking”, um método de renda passiva que cresceu com a chegada das finanças descentralizadas (DeFi) em 2020.

O movimento ganhou força em 2023, quando o Ethereum (ETH) concluiu uma atualização que agrega a funcionalidade.

A lógica por trás dos “dividendos” de criptos é similar à do mercado tradicional: o investidor compra tokens, os mantêm por um determinado período e, em troca, recebe uma remuneração.

Todo o repasse é registrado na blockchain via smart contracts, que removem intermediários, como bancos e corretoras, e agilizam o mecanismo. Por outro lado, o setor não é regulado.

Aliás, a regulação das criptos está mudando; saiba mais sobre as regras no Brasil

Em maio, o indicador que mede o desempenho médio dos criptoativos que melhor remuneraram os investidores subiu 5,17%, mas vários tokens superaram esse patamar. Confira os campeões:

A Evmons é um projeto que permite a criação de tokens interoperáveis entre o ecossistema Cosmos (ATOM) e a rede Ethereum, segunda maior do mercado.  Em maio, o token entregou 9,47% em dividendos aos investidores.

Evmons (EVMOS)

Trata-se de uma blockchain que permite a criação de diversos tipos de tokens. Em maio, o projeto entregou 9%.

Decimal (DEL)

A plataforma permite criar e negociar NFTs. Em maio, o investidor que manteve ativos no sistema conseguiu 8,82% em dividendos.

AssetMantle (MNTL)

Conheça outras criptos pagadoras de dividendos no InfoMoney: