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SÃO PAULO – Na noite da véspera, a a desenvolvedora de softwares de gestão Totvs (TOTS3) anunciou o maior negócio da sua história com a compra de 92% da empresa de programas de automação de marketing RD Station por R$ 1,86 bilhão, fortalecendo assim a sua aposta no negócio de performance empresarial.
Com o anúncio divulgado nos minutos finais do leilão de fechamento da Bolsa na terça-feira (9), as ações da Totvs, que estavam em queda de 2,54%, fecharam com alta de 4,05% (veja mais clicando aqui). Contudo, após uma abertura positiva para os papéis também na sessão desta quarta-feira (10), quando chegaram a subir mais de 6%, os ativos viraram para queda durante a tarde, chegando a cair cerca de 6% e operando em baixa de 4% durante boa parte do pregão.
A aquisição ser considerada cara num primeiro momento e a análise de como a operação será financiada são fatores que podem pesar negativamente. Contudo, a avaliação sobre a aquisição é vista como bastante positiva pelos analistas de mercado.
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Uma vez que a Totvs pagou R$ 1,86 bilhão por 92% da RD Station, resultando em um valor da empresa de R$ 2 bilhões, o valor do negócio ficou acima das especulações iniciais sobre a negociação, que girava em torno de R$ 1 bilhão em janeiro. Cabe destacar que, nos primeiros dias do ano, já havia informações de disputa pelos ativos da RD com a Locaweb (LWSA3) (veja mais clicando aqui).
A compra ocorreu quase quatro meses após a Totvs ter sido vencida na tentativa de comprar a produtora de software para o varejo Linx (LINX3), que acabou sendo adquirida pela empresa de pagamentos Stone por cerca de R$ 6,8 bilhões.
Segundo o presidente-executivo do Totvs, Dennis Herszkowicz, a companhia vai captar recursos para ajudar a pagar a operação, visto que seu caixa líquido era de cerca de R$ 1 bilhão no final de 2020. Mas o instrumento de captação ainda não foi definido.
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Segundo o executivo, a Totvs segue atenta a chances de aquisições, dentro da estratégia de se reforçar nas áreas de recursos humanos, tecnologia financeira e performance empresarial.
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“Não existe uma empresa no mercado que individualmente enderece todas as oportunidades de business performance. O M&A (fusões e aquisições) é para nós é uma arma permanente e vamos seguir essa rota”, disse ele em entrevista à Reuters.
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Ainda de acordo com Herszkowicz, a compra da RD, que já tem operações na Europa, abre nova frente para internacionalização da Totvs. “A nossa capacidade de levar ofertas para outros países é muito maior”, concluiu.
O Credit Suisse destaca que a aquisição da RD Station pela Totvs a insere no segmento de marketing digital, destacando o potencial renovador da companhia, que está “rejuvenescendo rápido”. Na avaliação do banco a “nova Totvs” terá metade de suas receitas dos segmentos de software como serviço, techfin e performance de negócios, combinando juventude e experiência por muitos anos.
Os analistas também destacam que o valuation da aquisição, com um múltiplo de 10 vezes o valor da empresa em relação às vendas esperadas para 2021 é acima do múltiplo de 5 vezes da Totvs – e acima da expectativa do mercado. No entanto, o alto crescimento e as sinergias da RD justificam o preço.
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Isso porque há perspectiva de ganhos com sinergias como benefícios fiscais, fusão de despesas gerais e administrativas, distribuição e mercado de vendas maior. Assim, a empresa estaria posicionada para crescer exponencialmente. O Credit mantém preço-alvo de R$ 35 e recomendação outperform para o ativo TOTS3.
O Bradesco BBI avalia que a aquisição abre espaço para vendas e crescimento mais fortes e destaca que o negócio representa um forte “goodwill” (valor intangível de um negócio, como marca ou reputação, por exemplo). Além disso, o negócio pode levar a maior crescimento consolidado, que poderia levar a uma reavaliação positiva para as estimativas da empresa.
A Totvs ainda assimilará 600 funcionários, 50% deles do setor de tecnologia da informação, principalmente desenvolvedores, importantes para empresas de tecnologia. O Bradesco BBI mantém recomendação outperform para a Totvs, e preço-alvo de R$ 36.
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Na avaliação da Levante Ideias de Investimentos, o segmento de marketing digital se apresenta como uma nova fonte de crescimento para a companhia. Ele ainda relativamente pouco explorado na América Latina, com as grandes empresas procurando soluções mais completas e caras de empresas globais como a Salesforce (CRM) e Hubspot (HUBS). “Desse modo, o mercado de pequenas empresas torna-se uma oportunidade, já que a presença digital de qualquer negócio é atualmente importante”, avaliam os analistas da casa de research.
“Para a Totvs, a aquisição representa a abertura de uma nova frente de negócios chamada Business Performance, para complementar suas frentes de Gestão e Techfin. A adição do novo segmento, complementar aos demais, deve trazer grandes benefícios para a companhia, gerando novas possibilidades de cross-sell, isto é, vendas adicionais para sua base atual de clientes, bem como aumentando a fidelização desses clientes, uma vez que vão depender ainda mais dos sistemas da companhia”, complementam.
(Com informações da Reuters)
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