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SÃO PAULO – O número de investidores pessoas físicas mais que dobrou no ano passado e, como conseqüência disso, cresceu também a procura pelo Ombudsman do Mercado*. Dados divulgados pela Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) nesta terça-feira (15) mostraram expansão de 107,8% na quantidade de investidores e de 75,6% na procura pelo contato em 2007.
A demanda pelo Ombusdman cresceu de 1.554 em 2006 para 2.729 no ano passado. Já o número de investidores pessoas físicas totalizou 456.557 em 2007. Constituído em maio de 2001 pela Bolsa, o Ombudsman do Mercado tem a função de solucionar dúvidas e problemas que envolvam intermediários do mercado, a própria Bolsa e a CBLC.
Demanda maior em informações
As solicitações de informações somaram 1.014 no ano passado, a maior demanda dentre as funções realizadas por um Ombudsman. Em seguida, estão as críticas ou reclamações, de acordo com a tabela abaixo:
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Item | Demanda | Participação do total |
Solicitação de informações | 1014 | 37,15% |
Críticas e Reclamações | 829 | 30,37% |
Dúvidas e/ou pedidos de esclarecimento | 818 | 29,97% |
Sugestões | 68 | 2,49% |
Fonte: Bovespa
Temas tratados
A busca por informações tem sido a maior demanda desde 2003. Em 2006, foram 567 solicitações, sendo mais freqüentes as questões relacionadas a indicações de corretoras – à sua confiabilidade e solidez econômico-financeira.
Levando em consideração os 37,4 milhões de negócios realizados pela Bovespa no ano passado – 74% superiores a 2006 – o relatório avalia que a quantidade de reclamações foi pequena, mantendo a proporção de uma para cada 48 mil transações. As corretoras são o principal alvo, com 60% das queixas, seguidas pelos bancos (22%), a Bovespa (9%), empresas emissoras (7%), entidades de compensação/liquidação (1%) e agentes autônomos (1%).
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Passando das instituições aos temas, Home Broker foi o que mais recebeu reclamações em 2007 (27% do total). Os IPOs geraram 18,9% do total, enquanto as transferências de custódia receberam 11%, seguidas do mau atendimento (7%) e problemas com emissoras (7%). Os dados mostram que 96,6% das reclamações foram consideradas procedentes.
*Para entrar em contato, o investidor pode mandar um e-mail para ombudsman@bovespa.com.br ou pelo telefone 0800 770 0149