Publicidade
A Moody’s rebaixou nesta quinta-feira, 3, os ratings da Rússia de emissor de longo prazo e de dívida sênior sem garantia, em moeda local e estrangeira, de Baa3 para B3. Em comunicado, a agência informou que as notas “permanecem em revisão para posterior rebaixamento”.
A instituição explicou que a revisão negativa foi deflagrada pelas “severas” sanções implementadas por potências ocidentais contra o país, em retaliação pela invasão da Ucrânia. A empresa cortou ainda o rating Other Short Term em moeda doméstica de P-3 para Not Prime (NP).
Segundo a nota, a decisão leva em conta o aumento do risco de inadimplência da dívida soberana devido às sanções e “preocupações significativas em torno da disposição da Rússia de cumprir suas obrigações”. Há ainda maior probabilidade de desaceleração da economia por conta das medidas, ressalta a Moody’s.
Continua depois da publicidade
Leia também:
- Sanções contra Rússia: os impactos intencionais (e não intencionais) nos mercados e na economia globais
- Fitch rebaixa rating da Rússia de BBB para B, citando possível impacto de sanções
A agência acrescenta que vai monitorar a capacidade do país de pagar US$ 117 milhões em cupons de dívida que vencem em 16 de março. “As preocupações significativas em torno da disposição da Rússia de pagar sua dívida são um reflexo de que a força institucional da Rússia enfraqueceu muito materialmente com a crescente evidência de que o executivo enfrenta poucos freios e contrapesos”, explica.
Na quarta-feira, a Fitch já havia anunciado rebaixamento do rating da Rússia, de BBB para B, em meio aos desdobramentos do conflito com a Ucrânia.
Continua depois da publicidade
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.