Russos anunciam produtos do McDonald’s em site após fechamento das lojas no país

Big Mac é anunciado por cerca de R$ 185; cheeseburgers duplos congelados são vendidos por astronômicos 50 mil rublos (R$ 2,3 mil)

Equipe InfoMoney

Russos anunciam produtos do McDonald's em site após fechamento das lojas no país (Reprodução/avito.ru)
Russos anunciam produtos do McDonald's em site após fechamento das lojas no país (Reprodução/avito.ru)

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Russos estão vendendo produtos do McDonald’s em um site de anúncios após o fechamento das lojas no país, e itens populares como Big Macs e McMuffins são oferecidos a preços bastante inflacionados — em um deles, o lanche mais famoso da rede fast food foi anunciado por mais de R$ 180.

Um vendedor da capital Moscou anunciou um Big Mac por cerca de US$ 36 (R$ 185 na cotação atual), segundo o site “Business Insider”. O “índice Big Mac” da revista “The Economist” aponta que o hambúrguer custa 135 rublos na Rússia (cerca de US$ 1,25 ou R$ 6,37).

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Um outro anunciou uma torta por 849 rublos (cerca de R$ 40) e fez questão de destacar as qualidades do produto: “Torta quente do lendário McDonald’s! Prove o queijo cremoso de cereja e framboesa”. Cheeseburgers duplos congelados são vendidos por astronômicos 50 mil rublos (R$ 2,3 mil).

Os anúncios são feitos no Avito, um site de classificados russo que é descrito no LinkedIn como o mais popular da Rússia.

Fechamento das lojas

O McDonald’s anunciou a suspensão temporária das operações nas suas 847 lojas na Rússia devido à invasão da Ucrânia, e os últimos dias de funcionamento no país foram marcados por filas de pessoas para entrar nas unidades e de carros nos drive-thrus, funcionários cantando em forma de despedida enquanto trabalhavam e até um cliente algemado em protesto (veja no tuíte abaixo).

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https://twitter.com/KevinRothrock/status/1503039647739428864

As cenas inusitadas são o mais recente reflexo da saída de diversas empresas ocidentais da Rússia, em retaliação ao ataque à vizinha Ucrânia. A lista vai da Coca-Cola ao Starbucks passando por marcas de luxo como Louis Vuitton e Hermès, da Toyota, da Apple e da Nike, só para citar algumas.

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Russos fazem fila para comer na unidade do McDonald’s na praça Pushkin, em Moscou, antes de a rede fast food suspender suas operações na Rússia devido à guerra na Ucrânia (Reprodução/Twitter)

O McDonald’s diz que vai continuar pagando seus 62 mil funcionários no país, mesmo com a operação suspensa, mas que não sabe dizer quando as unidades serão reabertas. A empresa é dona e opera 84% de seus restaurantes na Rússia e atende a milhões de clientes por dia.

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“Nossos valores significam que não podemos ignorar o sofrimento humano desnecessário visto na Ucrânia”, afirmou o executivo-chefe da companhia, Chris Kempczinski, em mensagem a funcionários.

A empresa tem 108 lanchonetes na Ucrânia e quase 10 mil funcionários no país. As lojas também estão todas fechadas, devido à invasão, mas a companhia diz que trabalha para manter os salários em dia. Rússia e Ucrânia representaram 9% da receita da companhia em 2021.

Símbolo do capitalismo e da guerra

A abertura de uma unidade do McDonald’s em Moscou após o colapso da União Soviética, na década de 1990, levou multidões ao restaurante e foi um símbolo da vitória do capitalismo sobre o socialismo.

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Agora, o fechamento temporário das lojas, a corrida pelo último Big Mac e os russos tentando se aproveitar do frisson evidenciam um país cada vez mais isolado do mundo, devido à decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de promover o maior conflito na Europa desde a 2ª Guerra Mundial.

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