Bilionário aos 26: o que fez o fundador do Tumblr chegar até lá

A rede social foi vendida para o Yahoo por US$ 1,1 bilhão em 2013

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Hoje com 30 anos, David Karp fundou a rede social Tumblr quando tinha cerca de 20 anos. A rede social foi vendida para o Yahoo em 2013 por US$ 1,1 bilhão – e foi nesse momento, aos 26 anos, que Karp se tornou um bilionário.

Como contou o portal Inc, esse é um dos maiores sonhos de empreendedores, mas não tão fácil de alcançar. Da história de Karp e do Tumblr, entretanto, é possível tirar algumas lições de negócios que podem ajudar outros empreendedores.

O portal selecionou algumas dessas lições:

Continua depois da publicidade

Começar a fazer
Aos 14 anos, David já trabalhava como estagiário em uma produtora de animação. O objetivo, ao trabalhar neste local, era aprender sobre engenharia e programação – e conseguiu alcança-lo, já que, rapidamente, se tornou um funcionário interino da empresa.

Diferente de alguns empreendedores, que esperam muito tempo até produtos, serviços e outros detalhes ficarem prontos e perfeitos, Karp foi se aperfeiçoando com o tempo. Essa atitude mostra que, às vezes, é necessário evitar dar desculpas e tomar ações rápidas.

Ser aventureiro
Para aprender mais sobre tecnologia, David se mudou para o Japão quando tinha 17 anos. Como ele era muito jovem para assinar um acordo legal de aluguel, ele o fez quando ainda estava nos Estados Unidos e pagou todos os aluguéis antecipadamente, para que não soubessem sua real idade. Antes de mudar-se, ele também estudou a língua japonesa por alguns meses.

Continua depois da publicidade

Aqui, a lição que os empreendedores devem levar é que, para aprender algo novo em seu ramo, é preciso ser aventureiro em alguns momentos. Saiba identificar quais riscos podem trazer benefícios para sua carreira e seu negócio e, sem medo, aceite-os.

Ser observador
Uma das características que fizeram de David um empreendedor de sucesso foi sua capacidade de observar e fascinar-se com o mundo ao seu redor – e foi isso que o levou a criar o Tumblr.

O nome da rede social surgiu a partir de uma nova palavra que estava sendo usada no mundo da tecnologia, “tumbleblog”, que era uma abreviação para o fenômeno de criar publicações de blog mais curtas. A partir disso, ele criou o Tumblr, a primeira plataforma para esse tipo de publicações.

Continua depois da publicidade

Isso mostra que empreendedores devem sempre observar ao redor e acompanhar as tendências para conseguir ignorar e criar algo de sucesso.

Não seguir as regras
Como muitos líderes de sucesso, David abandonou o colégio aos 14 anos com o apoio de sua mãe e começou a estudar em casa, dando maior foco em aprender sobre programação e a linguagem de códigos.

Além disso, quando o Tumblr se tornou uma empresa bem-sucedida, ele decidiu não mudar-se para o Vale do Silício, como faz a maioria das startups, e continuou trabalhando de Nova York.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.