Venda de bitcoins recém-minerados não gera pressão significativa no mercado, diz Coinbase

Se todos os BTC recém-emitidos fossem imediatamente vendidos, isso equivaleria a uma pressão de venda diária de apenas 900 criptomoedas

CoinDesk

Publicidade

Uma preocupação comum durante as quedas cíclicas na mineração de Bitcoin (BTC) é até que ponto os mineradores estão vendendo suas criptomoedas, disse a exchange Coinbase em um relatório divulgado na semana passada.

Em tempos de turbulência no mercado e queda no preço do BTC, as margens se comprimem e forçam os mineradores a se tornarem vendedores líquidos, segundo o documento.

Por causa da queda de preço e da perda de lucratividade resultante, o ambiente de financiamento para o setor de mineração “mudou materialmente” desde o final do ano passado, e levantar capital nos mercados públicos tornou-se muito difícil, disse a Coinbase no estudo.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, mesmo que todos os Bitcoins recém-emitidos fossem imediatamente vendidos no mercado a cada dia, isso equivaleria a apenas 900 BTC de pressão de venda, o que representa apenas 1% a 1,5% do volume diário total, citou a empresa no material. Um mercado de derivativos de Bitcoin mais saudável deve permitir aos mineradores mais opções em termos de potenciais estratégias de hedge, acrescentou o relatório.

As mineradoras que expandiram agressivamente nos últimos anos e alavancaram seu balanço no processo, segundo o estudo, agora estão sendo forçadas a reestruturar suas operações. Essas condições, ainda de acordo com a pesquisa, “devem apresentar oportunidades de consolidação em toda a indústria de mineração na segunda metade do ano à medida que mineradores menos prudentes continuam a enfrentar desafios.”

Embora o mercado de mineração ainda possa estar longe de um hashrate (poder de processamento global da rede) equilibrado, a venda de mineradores e a diminuição das atividades nos últimos meses resultaram em uma queda no hashrate e, finalmente, na dificuldade de mineração.

Continua depois da publicidade

Uma vez que essas tendências se nivelem, isso pode sinalizar o início de um processo de fundo, com base em tendências semelhantes observadas no inverno cripto de 2018, disse o relatório.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil