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SÃO PAULO – Os problemas com as ordens de compra e venda de ações lideraram o ranking de reclamações da Bolsa de Valores de São Paulo em 2011.
De acordo com dados do ombudsman da BM&FBovespa, divulgados nesta sexta-feira (3), foram recebidas 259 reclamações sobre ordens no ano passado, mais de um terço (38%) das 689 reclamações registradas no período. Em 2010, as reclamações sobre esse serviço representaram um percentual menor sobre o total: 24%. As reclamações incluem execução infiel das ordens, inexecução e demora na execução.
Já as reclamações sobre dificuldades de transferência de custódia ficaram em segundo lugar, com 92 registros em 2011, equivalente a 13% do total. No ano anterior, elas haviam representado 14% do total.
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Em terceiro lugar aparece o Home Broker, com 84 reclamações (12% do total).
Segundo a BM&FBovespa, esses três itens lideram o ranking de reclamações do ombudsman nos últimos 5 anos. No geral, houve uma redução de 6,3% em relação ao volume total de reclamações recebidas em 2010 (735 reclamações).
Outras reclamações
De acordo com a Bovespa, o item Produtos e Serviços BM&FBovespa foi o quarto mais reclamado em 2011, com 22 registros no ombudsman, seguido pelo atraso no repasse de proventos (22 reclamações) e pelo sistema Mega Bolsa (5 reclamações).
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Ainda houve 4 reclamações sobre indícios de fraude e uma sobre os critérios operacionais da BM&FBovespa, além de 191 reclamações sobre outros assuntos, conforme a tabela a seguir:
Reclamações ao ombudsman em 2011 | |
---|---|
Descrição | Total |
Ordens de operações: execução infiel, inexecução, demora na execução | 259 |
Dificuldades na transferência de custódia | 92 |
Home Broker | 84 |
Produtos e serviços BM&FBovespa | 31 |
Atraso no repasse de proventos | 22 |
Mega Bolsa | 5 |
Indícios de fraude | 4 |
Critérios operacionais – BM&FBovespa | 1 |
Outros | 191 |
Total | 689 |
Fonte: BM&FBovespa |