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A brusca redução nos preços de referência do óleo diesel e da gasolina no mercado internacional no fechamento desta terça-feira (5), puxada pela queda do preço do petróleo para perto de US$ 100 o barril no mercado internacional, fez com que os preços médios praticados no Brasil ficassem mais altos do que os comercializados no Golfo do México.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), na média, o preço do diesel está 3% acima da média internacional e a gasolina, 2%.
Para equipar os preços seria preciso uma redução média de R$ 0,16 e R$ 0,09, respectivamente.
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A diferença no porto de Aratu, na Bahia, onde funciona a Refinaria de Mataripe, privatizada no final do ano passado, foi responsável pela superação da paridade, o que não se verifica nos portos que são referência nas refinarias da Petrobras.
A gasolina no mercado da Bahia estava ontem 15% mais cara e o diesel, 7%.
Já nos portos de Itacoatiara e Itaqui a defasagem da gasolina foi zerada, e nos portos de Suape, Paulínia e Araucária a diferença ainda é favorável ao mercado interno, com preços 2% menores do que no mercado internacional, informa a Abicom.
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