Primeiro currículo do mundo, de Leonardo da Vinci, tem lições valiosas que devem ser aplicadas até hoje

Carta de Leonardo da Vinci listando suas habilidades é considerada o primeiro currículo do mundo

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Nem tudo que é antigo deve ser descartado como obsoleto. Recentemente, o empreendedor Marc Cenedella publicou um texto onde exalta uma carta escrita por Leonardo da Vinci em 1482, considerada o primeiro currículo do mundo pelo teor do texto. 

No “currículo”, o gênio, então aos 30 anos, lista suas capacidades ao duque de Milão, Ludovico il Moro. E ele faz isso da maneira mais indicada por recrutadores e especialistas até hoje. 

Trata-se de uma lista dividida em 11 partes onde da Vinci não se atém a feitos passados, mas sim apresenta ao duque uma série de melhorias as quais ele seria capaz de realizar e, mais importante, podem ser de interesse do empregador.

Continua depois da publicidade

Para Cenedella, este é o feito mais impressionante do documento: um empregador tem muito mais interesse naquilo que pode ser feito por ele do que naquilo que já foi feito pelo candidato. 

Dentro da lista, da Vinci menciona, por exemplo, uma ponte que construiu, máquinas que podem aumentar a eficiência da defesa de Milão, armas e a construção de prédios públicos e privados. Todo o texto pode ser lido em inglês neste link

Você não precisa ser um gênio para fazer seu dinheiro render. Abra uma conta na XP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney