Número de CDs piratas apreendidos sobe 7% em abril

No mês passado, 124,5 mil CDs foram apreendidos, 38 sites e 1,2 mil anúncios de produtos falsificados foram retirados do ar

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de 124,5 mil CDs piratas foram apreendidos em abril pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), BSA (Business Software Alliance) e ESA (Entertainment Software Association).

O número é 7% maior que as apreensões feitas em março, quando os órgãos apreenderam 116 mil Cds piratas. São Paulo e Rio de Janeiro foram os responsáveis por 50% do total apreendido no quarto mês do ano.

“Sabemos que esses dois estados são os que mais sofrem com a violação da propriedade intelectual e ao mesmo tempo onde ocorrem operações constantes para reverter esse cenário”, disse, por meio de nota, o coordenador do Grupo de Trabalho Antipirataria da Abes, Antônio Eduardo Mendes da Silva.

Continua depois da publicidade

“Ao longo dos anos temos acompanhado avanços importantes, mas sem dúvida ainda temos um grande desafio pela frente, não só nessas regiões, mas em todo o Brasil”, completou.

Ações e denúncias
Os três órgãos realizaram 68 ações de combate à pirataria no mês, que também resultaram na retirada do ar de 38 sites que comercializavam softwares piratas e 1,2 mil anúncios de itens falsificados. Em março, foram retirados do ar 25 websites e 1,4 mil anúncios de produtos falsificados.

No mês passado, os órgãos ainda registraram 385 denúncias por e-mail e telefone sobre a regularização do uso de softwares em empresas, as quais resultaram no envio de 314 notificações contra essas companhias. Com isso, foram iniciadas, 32 ações.

Continua depois da publicidade

“Na grande maioria dos casos as organizações fazem acordos e se regularizam automaticamente”, lembrou Mendes. “Os casos em que são necessárias ações são muito raros”.