Facebook é multado em R$ 6,6 milhões por vazamento de dados de usuários brasileiros

Multa é sobre caso, ocorrido em 2018, que terminou com informações de 443 mil brasileiros expostas indevidamente

Equipe InfoMoney

Ilustração mostra pessoa diante da página do Facebook no computador
Ilustração mostra pessoa diante da página do Facebook no computador

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O Facebook foi condenado a pagar multa de R$ 6,6 milhões devido ao vazamento de dados de usuários brasileiros inscritos na rede social ocorrido em 2018. A multa foi aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e publicada na edição desta terça-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU).

O valor da multa, segundo a Senacon, poderá ser reduzido em até 25%, caso o Facebook resolva não recorrer da decisão. Procurado, o Facebook informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comentaria a decisão.

A Senacon já havia multado a empresa anteriormente pelo mesmo vazamento de dados, mas optou por anular a condenação para garantir o amplo direito de defesa da rede social.

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De acordo com o órgão que defende os direitos dos consumidores, mesmo diante de indícios de que os dados dos usuários foram expostos indevidamente, o Facebook continuou a afirmar que não houve mau uso das contas de usuários brasileiros.

As alegações da rede social não foram aceitas pela Senacon, que voltou a estabelecer a multa neste ano.

Entenda o vazamento

Em 2018, dados de usuários da rede social teriam sido repassados à Cambridge Analytica — consultoria britânica de marketing político contratada para a campanha eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

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Estima-se que, na ocasião, os dados de mais de 87 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 443 mil brasileiros, tenham sido compartilhados para recebimento de conteúdos relacionados a Trump.

Ainda naquele ano, a investigação concluiu que o compartilhamento ilegal de dados se dava por meio da instalação de um aplicativo de teste de personalidade, o “This Is Your Digital Life”.

Por apresentar falhas ao informar sobre as configurações de privacidade, a Senacon entendeu que o Facebook cometeu prática abusiva com os usuários e, por isso, aplicou a multa de R$ 6,6 milhões.

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