Indústria vê melhora na produção e no emprego em agosto; quarto mês seguido de alta, diz CNI

Uso da capacidade instalada também avança e chega a 73% em agosto, valor mais alto registrado para o mês desde 2013

Roberto de Lira

Publicidade

A produção e o emprego cresceram em agosto na indústria, apontando para o quarto mês consecutivo de alta, mostrou hoje a Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a entidade, a alta também foi acompanhada de uma maior aceleração do ritmo de crescimento em relação a julho de 2022.

O índice de evolução da produção registrou 54,5 pontos em agosto, acima da média para os meses de agosto, que é de 52,7 pontos – isso indica a melhora do ritmo de produção. Um resultado acima da linha divisória dos 50 pontos significa que a produção aumentou ante o mês anterior.

Continua depois da publicidade

O comportamento do emprego em agosto também subiu, contrariando o que geralmente ocorre nesse período, quando há queda nas contratações. Esse índice atingiu foi 52,2 pontos, segundo a Sondagem.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também aumentou 2 pontos percentuais entre julho e agosto de 2022, para 73%. Além de ser o maior valor observado em 2022, é o valor mais alto para um mês de agosto desde 2013, quando o UCI atingiu 74%.

“Os empresários estão percebendo, de uma forma geral, a melhora nas condições dos seus negócios e cada vez mais que suas expectativas otimistas vem se concretizando. Percebem uma evolução na demanda e isso vem se refletindo na produção e emprego há alguns meses”, comentou Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI

Continua depois da publicidade

Investimento

O índice de intenção de investimento também avançou em agosto de 2022, alcançando 59 pontos, maior valor entre meses de setembro desde o início da série. O resultado representa um aumento de 2,1 ponto na comparação com o mês anterior.