Indústria se compromete a não enviar cartão sem solicitação

Em programa de compromissos enviado à Justiça, indústria disse ainda que dará cópia de contrato ao consumidor

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – O setor de cartões está mais comprometido a não incentivar o endividamento do consumidor. Isso porque a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) enviou ao Ministério da Justiça, na terça-feira (19), um programa de qualidade do cartão de crédito.

Nele, estão três compromissos da indústria. O primeiro deles é a obrigatoriedade da entrega do sumário executivo do contrato, para melhorar a informação do consumidor sobre o que está levando para a casa.

O segundo é não enviar cartão de crédito sem solicitação expressa do consumidor. “É uma prática que as empresas se movem para bani-la”, disse o conselheiro da Abecs, Denílson Molina.

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O terceiro compromisso é o de que todo o consumidor que usa o pagamento mínimo – chamado de rotativo – tem de saber que está contratando um crédito, como quando pede empréstimo. “Essa clareza de mensagem na hora que está optando por pagar o mínimo precisa ser satisfeita”, afirmou Molina.

Pontos críticos
Durante o 5º CMEP (Congresso Brasileiro de Meios Eletrônicos de Pagamento), Molina afirmou que é importante que a indústria tenha comprometimento em informar bem os novos entrantes do mercado.

“Acreditamos que existem dois pontos críticos para que não incentivem todo esse endividamento: educação financeira informativa, já que não dá para admitir que o consumidor use sem saber como o cartão funciona; e acesso estruturado às informações positivas dos consumidores”, disse Molina, sobre o cadastro positivo.