Tesouro Direto tem dois títulos com novos prazos; conheça

Estreiam hoje a NTN-F com vencimento em 01/01/2025 e a LTN  com vencimento em 01/01/2018

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Começam a ser negociados nesta segunda-feira (27) dois novos títulos públicos por meio do programa Tesouro Direto. A NTN-F (Nota do Tesouro Nacional, Série F) com vencimento em 01/01/2025 e a LTN (Letra do Tesouro Nacional) com vencimento em 01/01/2018.

Os dois são títulos prefixados, ou seja, o investidor sabe quanto irá ganhar no vencimento do título no momento que realizar a compra. A diferença entre a NTN-F e a LTN é que, na primeira, o investidor recebe rendimento semestral. Já ao investir na LTN, o investidor só recebe o rendimento no final do período de vigência do título, com toda a rentabilidade acumulada do período.

Os títulos prefixados são indicados principalmente quando a taxa de juros está alta, mas existe a tendência de que ela recue. Desta forma, o investidor “trava” a sua rentabilidade com a Selic elevada, e depois, mesmo que ela caia, ele vai receber aquela rentabilidade maior ao final do prazo do investimento. Nesta segunda-feira, a NTN-F oferecia rendimento de 13,22% ao ano e a LTN pagava 13,02% .

Continua depois da publicidade

Estes títulos, apesar da previsibilidade de rendimento no final do prazo, possuem volatilidade no meio do caminho. Isso porque o preço do título no mercado secundário oscila de acordo com as expectativas em relação às taxas de juros. Quando a expectativa é que os juros recuem, a tendência é que o preço dos títulos prefixados aumente e quando os juros sobem, os títulos prefixados perdem valor.

Por isso, quem compra um título pré e precisa vender antes do vencimento pode ganhar mais do que esperava, ou, ao contrário, perder dinheiro. O ideal, portanto, é comprar pensando em ficar com o título até o vencimento, a não ser que você queira especular com as taxas de juros.

Saem dois títulos
Os novos títulos entram no lugar da LTN com vencimento em 01/01/2016 e da NTN-F que vence 01/01/2023, que a partir de hoje não serão mais negociadas.

Continua depois da publicidade

Na última sexta-feira, a NTN-F 2023 tinha rendimento de 13,12% a.a, enquanto a LTN 2016 rendia 12,19% a.a.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip