Visa propõe pagamentos automáticos com solução baseada no Ethereum

A empresa pode implantar a novidade na rede StarkNet

CoinDesk

Bandeira Visa
Bandeira Visa

Publicidade

A gigante de pagamentos Visa disse recentemente que pode usar uma solução chamada “account abstraction” (abstração de conta, em tradução livre) para permitir pagamentos programáveis ​​automatizados no Ethereum (ETH). A informação foi divulgada em um post no site da empresa.

Na prática, essa solução envolve a criação de um smart contract que atua como intermediário entre uma conta de usuário e uma conta de contrato (um smart contract controlado por código), permitindo o desenvolvimento de uma carteira autocustodial que pode fazer pagamentos recorrentes automáticos sem exigir a participação ativa do usuário.

Tal movimento permitiria que pagamentos recorrentes fossem realizados inteiramente em redes blockchain, que atualmente não possuem essa capacidade, disse a Visa. A empresa propôs implantar a novidade na rede StarkNet, que é uma solução de segunda camada (rede paralela) do Ethereum.

Continua depois da publicidade

Papo técnico

Atualmente, existem dois tipos de contas na rede Ethereum: contas de propriedade externa (EOA, na sigla em inglês), controladas por uma chave privada, e as tais contas de contrato (CA, na sigla em inglês), que são essencialmente contratos inteligentes.

As EOAs podem iniciar transações, mas as CAs não. No entanto, usando a account abstraction (AA, na sigla em inglês), é possível criar um contrato inteligente que pode iniciar transações em nome de uma EOA, permitindo a criação de uma carteira autocustodial que pode fazer pagamentos recorrentes automáticos, disse a Visa.

Um caso de uso para AA é a criação de “contas delegáveis”, que permitem a automação de pagamentos por meio do uso de contratos inteligentes.

Continua depois da publicidade

Com uma conta delegável, um usuário pode delegar a capacidade de iniciar um pagamento para um contrato inteligente pré-aprovado, conhecido como “contrato de pagamento automático”, disse a Visa.

Hipoteticamente, a solução funcionaria da seguinte maneira: quando um usuário visita o site de um comerciante e concorda em permitir pagamentos automáticos, o endereço do contrato de pagamento automático é adicionado à lista de permissões do usuário.

O comerciante pode então acionar um pagamento chamando “função de cobrança do contrato de pagamento automático”, fazendo com que a conta do usuário inicie um pagamento que será válido devido à sua presença na lista de permissões.

Continua depois da publicidade

Até esta terça-feira (20), a Visa ainda não revelou planos de usar a solução como parte de seus serviços oferecidos.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil