Publicidade
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (28) mais dois nomes para sua equipe: Tatiana Rosito vai comandar a Secretaria de Assuntos Internacionais e Fernanda Santiago vai chefiar a Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos da Pasta.
Tatiana é fundadora do Grupo de Análise sobre China do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebir). Ela é diplomata e economista e atua como consultora do New Development Bank (NDB, o Banco dos BRICs) em Xangai.
A nova secretária trabalhou mais de dez anos na Ásia, onde serviu nas embaixadas do Brasil em Pequim e Cingapura, após seu posto na Missão do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York. Também foi Representante Chefe da Petrobras na China e gerente geral de Desenvolvimento de Negócios na Ásia entre 2017 e 2019.
Continua depois da publicidade
Fernanda Santiago é procuradora da Fazenda Nacional e tem forte atuação em causas de inclusão social, feminismo e diversidade. Especialista em Direito Público e Direito do Estado, é mestranda em Direitos Humanos na USP.
A nova integrante do governo já colaborou com o Projeto Gauss, que prepara adolescentes com poucos recursos financeiros para universidades de ponta. Ela compõe o Comitê Igualdade Racial no Grupo Mulheres do Brasil, sendo colaboradora do Projeto Aceleradora de Carreiras. Atualmente, integra a comissão de Igualdade Racial da OAB/SP e o conselho do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estudos para o Desenvolvimento das Relações Trabalhistas (ITRAB).