Stellantis une força com empresa dos EUA para montar táxis aéreos

A Stellantis vai investir até US$ 150 milhões de dólares em 2023 e 2024 na parceria, mas o valor está sujeito ao atingimento de certas metas

Reuters

(Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)
(Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes)

Publicidade

PARIS (Reuters) – A Stellantis vai desenvolver em conjunto com a Archer Aviation um veículo elétrico aéreo de pouso e decolagem verticais (eVtol), parceria que abre caminho para o grupo automotivo ampliar sua participação na empresa norte-americana.

A Stellantis afirmou que vai investir até 150 milhões de dólares em 2023 e 2024 na parceria, com o valor sujeito ao atingimento de certas metas.

O eVtol da Archer, chamado de Midnight, pode transportar até quatro passageiros mais o piloto e tem um alcance de cerca de 160 quilômetros. O veículo será produzido nos Estados Unidos a partir de 2024.

Continua depois da publicidade

O Midnight é projetado para viagens de curta distância, de cerca de até 30 quilômetros, com tempo de recarga das baterias de aproximadamente 10 minutos.

“O objetivo é que a Stellantis produza em massa as aeronaves eVTOL da Archer como seu fabricante contratado exclusivo”, disseram as empresas em comunicado conjunto.

A rival Eve, controlada pela brasileira Embraer, projeta que as entregas de seu eVtol começarão em 2026. A empresa tinha até meados do ano passado uma carteira de pedidos com cerca de 2.770 aeronaves.