Estoques de petróleo nos EUA sobem 18,9 milhões de barris na semana; previsão era de queda

Os estoques totais de gasolina para motores aumentaram 4,1 milhões de barris em relação à semana anterior (+1,8%)

Roberto de Lira

(Carolyn Cole/Getty Images)
(Carolyn Cole/Getty Images)

Publicidade

Os estoques comerciais de petróleo bruto dos EUA (excluindo os da Reserva Estratégica de Petróleo) aumentaram em 18,962 milhões de barris na semana encerrada em 6 de janeiro em relação à semana anterior, informou nesta quarta-feira (11) o Departamento de Energia. A previsão dos analistas, segundo o consenso Refinitiv, era de uma queda de 2,375 milhões de barris na semana.

Com 439,6 milhões de barris, os estoques de petróleo bruto dos EUA estão cerca de 1% acima da média de cinco anos para esta época do ano. Os estoques totais de gasolina para motores aumentaram 4,1 milhões de barris em relação à semana anterior (+1,8%), mas estão cerca de 7% abaixo da média de cinco anos para esta época do ano.

A taxa de ocupação da capacidade das refinarias subiu de 79,6% para 84,1%.

Continua depois da publicidade

Nas últimas quatro semanas, a gasolina para motor fornecido foi em média de 8,3 milhões de barris por dia, uma queda de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O combustível destilado fornecido atingiu uma média de 3,6 milhões de barris por dia nas últimas quatro semanas, uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o combustível de aviação fornecido caiu 0,8% em comparação com o mesmo período de quatro semanas no ano passado

As importações totais de gasolina para motores (incluindo gasolina acabada e componentes de mistura de gasolina) na semana passada foram em média de 516.000 barris por dia, e as importações de combustível destilado foram em média de 209.000 barris por dia.