Gigante cripto Digital Currency Group acusa golpe e suspende pagamento de dividendos

Conglomerado é dono da gestora de ativos digitais Grayscale, que tem US$ 13,5 bilhões em seu fundo de Bitcoin

CoinDesk

Barry Silbert, CEO da Digital Currency Group (Divulgação)
Barry Silbert, CEO da Digital Currency Group (Divulgação)

Publicidade

O conglomerado de criptomoedas Digital Currency Group (DCG), dono da plataforma de crédito Genesis, da gestora de ativos digitais Grayscale e do site CoinDesk, informou a seus acionistas que está suspendendo dividendos até segunda ordem.

“Em resposta ao atual ambiente de mercado, a DCG tem se concentrado em fortalecer nosso balanço, reduzindo as despesas operacionais e preservando liquidez. Como tal, tomamos a decisão de suspender a distribuição trimestral de dividendos da DCG até novo aviso”, disse a DCG em uma carta aos acionistas na terça-feira (17).

O proprietário do DCG, Barry Silbert, está em negociações com os empresários bilionários Cameron e Tyler Winklevoss, cuja exchange de criptomoedas Gemini oferecia um produto de empréstimo que se desfez porque a Genesis, sua parceira, interrompeu saques de clientes.

Continua depois da publicidade

Em dezembro, o CEO interino da Genesis, Derar Islim, disse aos clientes que “levará semanas adicionais, em vez de dias, para chegarmos a um caminho a seguir”.

Enquanto isso, DCG e Genesis estão apertando os cintos com rodadas de demissões. Na semana passada, o DCG fechou sua unidade de gestão de patrimônio e analistas apontam que o próximo passo poderá ser se desfazer de participações em empresas investidas.

Para especialistas da Arcane Capital, o pior cenário envolve a DCG ser forçada a “vender suas posições consideráveis no GBTC”, o Grayscale Bitcoin Trust, fundo que detém cerca de 635.000 BTC (cerca de US$ 13,5 bilhões a preços atuais), além de posições desconhecidas no fundo de Ethereum e outros mantidos pela Grayscale.

Continua depois da publicidade

Outros cenários incluem a Genesis ou ainda a DCG pedir proteção contra falência (espécie de recuperação judicial nos EUA) – caso o cenário mais grave aconteça, a empresa se veria obrigada a dissolver o GBTC no mercado, trazendo novo impacto para o preço do Bitcoin.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil