Publicidade
A Amazon (AMZO34) reportou lucro líquido de US$ 278 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), queda de 99,8% na comparação com o resultado de um ano atrás. O montante equivale a US$ 0,03 por ação.
Por volta das 18h44 (horário de Brasília), os papéis da companhia recuavam 4,46%, cotados a US$ 107,87, no after market do mercado acionário americano.
Entre outubro e dezembro do ano passado, as receitas totais da companhia no período cresceram 9%, para US$ 149,2 bilhões. O número veio acima dos US$ 145,42 previstos pelo consenso Refinitiv.
Continua depois da publicidade
A receita da Amazon Web Services foi de US$ 21,4 bilhões no 4T22 contra US$ 21,87 bilhões esperados pela StreetAccount.
A receita de publicidade, por sua vez, atingiu US$ 11,56 bilhões no trimestre contra US$ 11,38 bilhões, de acordo com a StreetAccount.
O lucro operacional somou US$ 2,7 bilhões no quarto trimestre, em comparação com US$ 3,5 bilhões no quarto trimestre de 2021.
Continua depois da publicidade
A Amazon projeta receita entre US$ 121 bilhões e US$ 126 bilhões no primeiro trimestre, representando um crescimento de 4% a 8% na base anual. Os analistas esperavam que as vendas chegassem a US$ 125,1 bilhões, de acordo com consenso Refinitiv.
A companhia ainda apontou que o lucro operacional pode seguir em queda no trimestre atual, já que as demissões em massa apenas diminuem o impacto financeiro da maior restrição de gastos dos consumidores e clientes na nuvem.
Recentemente, foi anunciado que mais de 18 mil funcionários, principalmente nas divisões de comércio e recursos humanos, perderiam seus empregos. A Amazon também reduziu ou encerrou serviços inteiros, como sua oferta virtual de cuidados primários para empregadores.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, a Amazon está buscando novas receitas diante dos preços mais altos da gasolina. A empresa planeja cobrar certas taxas de entrega de supermercado para os membros do US Prime, além dos recentes aumentos de preços para ingressar no programa de fidelidade.
Em um comunicado à imprensa, a gestão da companhia disse que estava progredindo no corte de custos.
“No curto prazo, enfrentamos uma economia incerta, mas continuamos bastante otimistas sobre as oportunidades de longo prazo para a Amazon”, disse ele.
Continua depois da publicidade
A perspectiva da Amazon está particularmente ligada ao sucesso de sua divisão de computação em nuvem. Por muito tempo uma importante fonte de lucro, a Amazon Web Services viu o crescimento das vendas desacelerar, e executivos do setor, incluindo a rival Microsoft Corp, disseram que a incerteza econômica levou as empresas a repensar quanto estão dispostas a gastar em nuvem.
A divisão ficou aquém das estimativas de mais de US$ 22 bilhões em vendas no quarto trimestre, para US$ 21,4 bilhões.