38% dos trabalhadores brasileiros desejam investir nos próximos 12 meses, aponta pesquisa

Segundo estudo do Instituto Locomotiva, 25% dos entrevistados têm dificuldade de entender assuntos financeiros

Wellington Carvalho

Notas de Real (Marcelo Casal Jr / Agencia Brasil)
Notas de Real (Marcelo Casal Jr / Agencia Brasil)

Publicidade

Pelo menos 38% dos trabalhadores brasileiros sinalizam interesse de realizar algum tipo de investimento nos próximos 12 meses, aponta pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a VR.

De acordo com o estudo, 76% dos entrevistados afirmam não possuir qualquer aplicação financeira, ou seja, aproximadamente três a cada quatro trabalhadores.

Entre os que já investem, detalha o levantamento, 68% dizem que provavelmente farão novos aportes ao longo do ano. No grupo dos que ainda não iniciaram os investimentos, o percentual cai para 29%.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Ainda de acordo com a pesquisa do Instituto Locomotiva, 25% dos trabalhadores ouvidos admitem dificuldade para entender assuntos financeiros.

O estudo também mediu conceitos de educação financeira entre os entrevistados. 43% deles, por exemplo, já se endividaram por comprar sem pensar.

Continua depois da publicidade

Do grupo ouvido no levantamento, 53% tentaram obter crédito nos últimos 12 meses e mais da metade conseguiu, aponta a pesquisa.

A maior motivação para obter empréstimo foi o surgimento de um imprevisto (44%) seguido de pagar cartão de crédito (22%), detalha o Instituto Locomotiva.

O percentual dos trabalhadores que buscaram crédito nos bancos tradicionais caiu de 66% para 54% entre 2021 e 2022. No caso dos bancos digitais, o percentual subiu de 19% para 32%.

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.