Criptomoeda “fora do radar” dispara 50% em meio à nova onda de NFTs no Bitcoin

A demanda pelo token STX aumentou desde a chegada do protocolo Ordinals, que permite o amazenarm NFTs na blockchain do Bitcoin

CoinDesk

Publicidade

O token Stacks (STX), da Stacks Network, disparou quase 25% nas últimas 24 horas, somando-se a um aumento de 50% no acumulado de sete dias, mostram dados do agregador CoinGecko.

A Stacks Stacks Network é uma plataforma para smart contracts (contratos inteligentes) focados em Bitcoin (BTC), a maior criptomoeda por capitalização de mercado.

Por causa da alta, fundos de investimento cripto proeminentes estão se voltando para tokens da Stacks Network enquanto apostam no crescimento do Bitcoin.

Continua depois da publicidade

A demanda por STX aumentou desde a chegada do protocolo Ordinals, que foi lançado em 21 de janeiro e permite que os usuários armazenem tokens não fungíveis (NFTs) na blockchain do BTC. O valor de mercado do ativo digital superou US$ 1,2 bilhão nesta segunda-feira (27).

Os pontos fortes do Stacks, que diferenciam o projeto de outras plataformas blockchain, são o foco em finanças descentralizadas (DeFi), o uso inovador de contratos inteligentes e sua compatibilidade com o Bitcoin, disse o fundo de hedge North Rock Digital em um relatório recente – normalmente, os NFT são criados na rede Ethereum (ETH).

“Acreditamos que há uma oportunidade de mercado enorme e relativamente inexplorada, um enorme ponto de inflexão cultural na comunidade (desencadeado pelo Ordinals) e uma atualização transformadora do Stacks chegando ainda este ano”, falou o fundador do North Rock Digital, Hal Press, em um tuíte no fim de semana.

Continua depois da publicidade

A empresa observou que o Stacks tem uma comunidade forte, uma liderança experiente e um roteiro claro para o crescimento, e concluiu que investir no token pode render retornos significativos à medida que o projeto se desenvolve e atrai mais usuários.

Desde o seu lançamento, o Ordinals causou um aumento nas transações de BTC e um ressurgimento no desenvolvimento da rede Bitcoin. Também reacendeu as discussões sobre a capacidade de ganho de escala do Bitcoin, assunto controverso na comunidade cripto.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

Até agora, mais de 197.000 inscrições únicas – termo que se refere a cada token individual nos Ordinals – foram realizadas, mostram os dados da plataforma Dune Analytics.

O North Rock não divulgou detalhes de seu investimento em STX. A empresa foi contatada pelo CoinDesk, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Em sua tese, a North Rock também disse que o Stacks oferece várias vantagens sobre as plataformas blockchain, como o Ethereum, incluindo taxas de rede mais baixas, tempos de transação mais rápidos e segurança aprimorada.

Continua depois da publicidade

A análise também explorou possíveis casos de uso para a tecnologia Stacks, incluindo a criação de plataformas de mídia social descentralizadas, plataformas de previsão e trading e aplicativos de empréstimos.

Esses produtos são a base para US$ 50 bilhões em valor de tokens bloqueados em aplicativos criados em outras blockchains, mostram dados da ferramenta de análise DeFiLlama.

Uma atualização do Stacks agendada para 20 de março também pode ter contribuído para a disparada do STX. Os desenvolvedores apresentaram a atualização “Stacks 2.1” em um post na semana passada que detalha vários novos recursos e melhorias no protocolo.

Continua depois da publicidade

Uma das principais características é a introdução do “Stacking 2.0”, uma versão atualizada do mecanismo de consenso do Stacks. O staking é um processo no qual os detentores de tokens STX podem bloquear seus ativos digitais para ajudar a proteger a rede e ganhar recompensas.

O Stacking 2.0 visa tornar o processo mais acessível e inclusivo, permitindo que detentores de criptoativos menores participem e ganhem recompensas. A atualização também adicionará melhorias à funcionalidade de contrato inteligente, escalabilidade aprimorada por meio do uso de um novo recurso de “microblocos” (mudança que diminui atrasos) e melhor suporte para NFTs.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil