EUA criam 242 mil vagas no setor privado em fevereiro, acima da projeção de 200 mil, diz ADP

Lazer e hospitalidade lideraram o crescimento, com 83.000 novas vagas; atividades financeiras (62.000) e manufatura ( 43.000) também são destaque

Roberto de Lira

Publicidade

Os Estados Unidos elevaram em 242 mil o número de vagas no setor privado em fevereiro e a remuneração anual subiu 7,2% em relação ao ano anterior, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute, em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab.

Em janeiro, o número de contrações foi de 119 mil, segundo dados revisados.

O dado de fevereiro veio acima do consenso Refinitiv, que previa a criação de 200 mil vagas.

Continua depois da publicidade

Lazer e hospitalidade lideraram o crescimento do emprego, com 83.000 novas vagas. As atividades financeiras adicionaram 62.000 enquanto a manufatura apresentou um ganho de 43.000.

Segundo a ADP, os ganhos de empregos foram sólidos e o crescimento salarial permaneceu elevado. Uma área específica onde foi observada uma fraqueza no mês foram os pequenos estabelecimentos, que têm cortado empregos todos os meses desde agosto de 2022.

Segundo Nela Richardson, economista-chefe da ADP, há uma compensação no mercado de trabalho no momento. “Estamos vendo contratações robustas, o que é bom para a economia e para os trabalhadores, mas o crescimento salarial continua bastante elevado”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Para ela, a modesta desaceleração nos aumentos salariais, por si só, não deve reduzir a inflação rapidamente no curto prazo.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar