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A Embraer (EMBR3) teve lucro líquido ajustado de R$ 226,2 milhões no quarto trimestre de 2022 (4T22), montante 30,9% inferior ao reportado no mesmo intervalo de 2021, informou a fabricante de aeronaves nesta manhã de sexta-feira (10).
Sem ajustes, o lucro líquido atribuído aos acionistas foi R$ 119,2 milhões no 4T22, uma elevação de 973,9% frente ao 4T21.
Em 2022, o prejuízo líquido atribuível aos acionistas da Embraer foi de R$ (953,6) milhões e o prejuízo por ação foi de R$ (1,30).
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O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 1,198 bilhão no 4T22 contra R$ 609,4 milhões do 4T21.
A margem Ebitda ajustada atingiu 11,5% entre outubro e dezembro, alta de 3,1 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 4T21.
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A receita líquida somou R$ 10,5 bilhões no quarto trimestre deste ano, crescimento de 44% na comparação com igual etapa de 2021, em linha com as estimativas (guidance) da companhia.
Geração de caixa e endividamento
O fluxo de caixa livre (FCF) ajustado sem EVE no 4T22 foi de R$ 3,060,9 bilhões, levando a um FCF anual de R$ 2,735,2 bilhões em 2022, superando a estimativa do FCF para o ano devido aos excelentes resultados e desempenho de vendas da Aviação Executiva e controle muito rígido do capital de giro.
As adições líquidas ao imobilizado total no 4T22 foram de R$ 250,8 milhões, contra R$ 168,1 milhões em adições líquidas reportadas no 4T21.
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Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida da companhia era de R$ 3,767 bilhões ante R$ 7,768 bilhões da mesma etapa de 2021.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 2,1 vezes em dezembro/22, queda de 1,9 p.p. em relação ao mesmo período de 2021.
Operacional
A Embraer entregou 80 jatos no quarto trimestre de 2022, sendo 30 aeronaves comerciais e 50 jatos executivos (33 leves e 17 médios). Em 2022, foram entregues 159 jatos, sendo 57 aeronaves comerciais e 102 jatos executivos (66 leves e 36 médios). A Embraer aumentou o número de aeronaves entregues em 12,7% em relação a 2021, mesmo com restrições significativas na cadeia de suprimentos.
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Carteira de pedidos firmes a entregar encerrou o 4T22 em US$ 17,5 bilhões, US$ 500 milhões a mais em relação ao ano anterior, com maior book-to-bill em Aviação Executiva e Serviços e Suporte.
Projeções
A fabricante de aeronaves espera que sua receita líquida aumente em 2023 frente ao ano anterior, à medida que projeta uma melhora gradual nas interrupções na cadeia de suprimentos e uma elevação nas entregas de aviões.
A empresa afirmou que espera atingir uma receita líquida entre US$ 5,2 bilhões e US$ 5,7 bilhões neste ano, o que representaria um crescimento de até 27%. Em 2022, a Embraer atingiu o limite inferior de sua estimativa de receita, que variava entre US$ 4,5 bilhões e US$ 5,0 bilhões.
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A Embraer já havia divulgado entregas de 159 aeronaves em 2022, atingindo a meta de jatos executivos, mas ficando um pouco abaixo de sua projeção para jatos comerciais.
Em 2023, disse a Embraer, a unidade de aeronaves comerciais deverá entregar de 65 a 70 jatos, ante 57 no ano passado, enquanto as vendas também devem apresentar forte desempenho, uma vez que o volume de viagens se recupera da pandemia. A companhia espera restaurar a carteira de pedidos ao nível anterior a 2020.
Negócios recentes da Embraer incluem um pedido firme de seis jatos E195-E2 realizado pela companhia aérea de baixo custo SalamAir, de Omã, bem como um acordo para 20 aeronaves junto à Porter Airlines, do Canadá, um pedido de 15 E195-E2s de cliente não revelado e um novo pedido de cinco jatos da companhia espanhola Binter.
As entregas de jatos executivos, por sua vez, têm a projeção de subir até 27,5% no ano, para um patamar entre 120 e 130, disse a empresa.
A Embraer também manteve para este ano sua projeção de fluxo de caixa livre de US$ 150 milhões ou mais.