Investimento direto estrangeiro na China sobe 6,1% no 1° bimestre de 2023

Indústria de serviços viu o fluxo de investimentos aumentar em 10,1%, enquanto aporte nas indústrias de alta tecnologia saltou 32%

Roberto de Lira

Publicidade

O investimento estrangeiro direto na parte continental da China aumentou 6,1% nos primeiros dois meses de 2023 em termos anuais, para 268,44 bilhões de yuans (o equivalente a US$ 39,71 bilhões), informou o Ministério do Comércio nesta sexta-feira (17).

O país asiático costuma fazer as divulgações por bimestre no início de cada ano, para uma melhor comparação, uma vez que o Festival da Primavera, conhecido como “chunyun”, aconteceu em datas diferentes a cada ano.

No período, a indústria de serviços viu o fluxo de investimentos aumentar em 10,1% na comparação anual, das indústrias de alta tecnologia saltou 32% em relação ao ano anterior, mostraram os dados do ministério.

Continua depois da publicidade

Especificamente, o IED na manufatura de alta tecnologia aumentou 68,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o do setor de serviços de alta tecnologia aumentou 23,3% ano a ano.

Durante o período, o investimento dos países do Cinturão e Rota e da Associação das Nações do Sudeste Asiático aumentou 11% e 11,8%, respectivamente.