Vendas pendentes de casas nos EUA sobem pelo 3° mês seguido em fevereiro

Indicador mostrou alta de 0,8%, bem melhor que a projeção do consenso Refintiv, que apontava para recuo de 2,3% no mês

Roberto de Lira

Publicidade

As vendas pendentes de imóveis nos Estados Unidos, um indicador prospectivo de vendas de casas com base em assinaturas de contratos, subiram 0,8% em fevereiro, para um índice de 83,2, somando agora três meses seguidos de alta, informou nesta quarta-feira Associação Nacional de Corretoras (NAR, na sigla em inglês).

O indicador veio bem melhor que a projeção do mercado, uma vez que o consenso Refinitiv apontava para recuo de 2,3% no mês.

Em relação ao ano anterior, as transações pendentes ainda ficaram 21,1% menores em fevereiro.

Continua depois da publicidade

Lawrence Yun , economista-chefe da NAR comentou em nota que, depois de quase um ano, a contração do setor imobiliário norte-americano está chegando ao fim. “As vendas de casas existentese os contratos pendentes viraram a esquina e subiram nos últimos três meses”.

Ele destacou que as regiões centro-oeste e sul dos EUA estão liderando essa recuperação. “As taxas de hipotecas melhoraram nas últimas semanas depois que o governo federal garantiu o status da maioria das hipotecas em meio à incerteza no mercado financeiro”, lembrou.

Para ele, embora o acesso a empréstimos hipotecários comerciais possa se tornar cada vez mais difícil, espera-se que os empréstimos residenciais estejam mais disponíveis.