EUA e Coreia do Sul disputam extradição de Do Kwon, criador das criptos Terra e Luna

Kwon está preso em Montenegro desde a semana passada após ficar meses foragido

Equipe InfoMoney

(Woohae Cho/Bloomberg)
(Woohae Cho/Bloomberg)

Publicidade

Os EUA e a Coréia do Sul estão buscando a extradição do cofundador da Terraform Labs, Do Kwon, que foi detido pelas autoridades em Montenegro.

O ministro da Justiça de Montenegro, Marko Kovac, disse que um juiz decidirá como proceder. Do Kwon é procurado pelos EUA pelo envolvimento em uma fraude com criptomoedas responsável por eliminar pelo menos US$ 40 bilhões em valor de mercado.

As criptos Terra USD e Luna, que ele criou, foram a zero em maio do ano passando, deixando um rastro de prejuízo, no que é visto como principal catalisador da falência de outras empresas do setor, como o hedge fund Three Arrows Capital (3AC) e a exchange FTX.

Continua depois da publicidade

“Será considerada a gravidade dos crimes, a localização dos crimes cometidos, a sequência dos pedidos, bem como a cidadania” dos suspeitos, disse Kovac a repórteres na capital Podgorica na quarta-feira (29). Ele disse que se os suspeitos forem condenados em Montenegro, terão que cumprir primeiro sua pena no país.

Kwon e o diretor financeiro da Terraform Labs, Han Chang-joon, foram presos na semana passada enquanto tentavam voar para Dubai usando documentos de viagem falsificados, disseram as autoridades. O advogado de Kwon negou as acusações.

(Com informações da Bloomberg)