Coreia do Norte está usando DeFi para lavar dinheiro, dizem EUA

Segundo Departamento do Tesouro dos EUA, DeFi representa o risco financeiro mais significativo de cripto

Reuters

Pyongyang, 12 de setembro (ACNC) - Kim Jong Un, Presidente do Partido Trabalhista da Coreia e do Comitê Estadual da República Popular Democrática da Coréia e Comandante Supremo do Exército Popular da Coréia, reuniu-se com os professores que trabalham  voluntariamente nas escolas encontradas em ilhotas, na área frontal avançada e nas regiões montanhosas e fotografadas com elas. Foto KCNA
Pyongyang, 12 de setembro (ACNC) - Kim Jong Un, Presidente do Partido Trabalhista da Coreia e do Comitê Estadual da República Popular Democrática da Coréia e Comandante Supremo do Exército Popular da Coréia, reuniu-se com os professores que trabalham voluntariamente nas escolas encontradas em ilhotas, na área frontal avançada e nas regiões montanhosas e fotografadas com elas. Foto KCNA

Publicidade

Cibercriminosos da Coreia do Norte, disseminadores de ransomware, ladrões e golpistas estão usando serviços financeiros descentralizados (DeFi) para transferir e lavar dinheiro, alertou o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos nesta quinta-feira (6).

As chamadas plataformas DeFi permitem serviços financeiros que utilizam criptoativos e stablecoins sem que os recursos passem por bancos.

Em uma nova avaliação de risco de finanças ilegais sobre plataformas DeFi, o Tesouro dos EUA constatou que criminosos estão explorando vulnerabilidades dos sistemas contra lavagem de dinheiro e combate ao financiamento de terrorismo no país e no exterior.

Continua depois da publicidade

Os serviços DeFi que não cumprem regras contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo representam o risco financeiro mais significativo nesse domínio, concluiu o levantamento.

“Nossa avaliação conclui que atores ilícitos, incluindo criminosos, golpistas e cibercriminosos norte-coreanos, estão usando serviços DeFi no processo de lavagem de fundos ilegais”, disse o subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro dos EUA, Brian Nelson, em comunicado.

Nelson acrescentou que o setor privado deve usar os resultados da avaliação para informar suas estratégias de mitigação de risco e tomar medidas para impedir que criminosos usem serviços financeiros descentralizados.

Continua depois da publicidade

A avaliação recomendou o fortalecimento da supervisão dos mecanismos contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo dos Estados Unidos.