Publicidade
Dúvida de leitor: Sei que devo lançar todo ano as parcelas pagas do financiamento do imóvel somando com o valor do ano anterior. Mas esse ano utilizei R$ 2 mil do FGTS para abatimento da parcela. Como devo lançar esse dado? Somo as parcelas pagas ou não?
Resposta de Daniel de Paula*
“No caso em que o FGTS é usado para pagar uma parte do imóvel, o valor deve ser informado em outra aba da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
Continua depois da publicidade
Assim, a parcela de R$ 2.000 no seu caso relativa ao FGTS utilizada para abatimento do saldo do financiamento deve ser informada na ficha ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’, na linha ’04-Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS’.
Além disso, na ficha de “Bens e Direitos”, no campo de ‘Situação de 31/12/2022’ deve ser informado: essa quantia do FGTS somada ao valor total pago no ano passado, incluindo todas as parcelas pagas com juros; mais o valor pago pelo imóvel em 2021, conforme você mencionou e já havia informado na declaração passada.”
Para maiores esclarecimentos sobre a declaração de imóveis, assista ao vídeo acima.
Continua depois da publicidade
*Daniel de Paula é consultor tributário da IOB e especialista em Imposto de Renda da pessoa física.
LEIA MAIS
- Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023
- Declaração pré-preenchida exige conta gov.br: o que é e como fazer?
- Restituição do Imposto de Renda 2023: como consultar e quando receber
- Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023: veja as datas de pagamento