Pedidos de hipotecas nos EUA crescem 6,3% na semana; taxa de juros recua para 6,48%

Mercado de hipotecas reagiu positivamente à sinalização do Fed de que uma pausa no ciclo de alta dos juros está mais próxima

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos cresceram 6,3% na semana encerrada em 5 de maio em relação à semana anterior, de acordo com dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa média de juros para contratos de 30 anos recuou de 6,50% para 6,48% em uma semana.

Ainda segundo a pesquisa, o índice de refinanciamento aumentou 10% em relação à semana anterior, mas ainda está 44% menor do que na mesma semana do ano anterior.

O índice de compra ajustado sazonalmente aumentou 5% em relação à semana anterior. índice de compra não ajustado subiu 5,3% em uma semana e ainda está 32% abaixo do registrado na mesma semana do ano anterior.

Continua depois da publicidade

Segundo Joel Kan, vice-presidente e vice-economista-chefe da MBA, os pedidos de hipotecas responderam positivamente a uma queda nas taxas na semana passada, quando o Fed sinalizou uma possível pausa no nível atual para a taxa de Fed Funds.

“Taxas mais baixas de semana para semana ajudaram os compradores no mercado, mas o estoque limitado para venda continua sendo um desafio para muitos compradores de imóveis”, comentou em nota.