EUA criam 278 mil vagas no setor privado em maio, mais que o esperado

Consenso Refinitiv previa a criação de 170 mil vagas; remuneração subiu 6,5% em relação ao mesmo mês do ano passado

Roberto de Lira

Publicidade

Os Estados Unidos criaram 278 mil vagas no setor privado em maio, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute e divulgado nesta quinta-feira (1).

O número foi abaixo do esperado, uma vez que o consenso Refinitiv previa a criação de 170 mil vagas.

Foram geradas 110 mil vagas no setor de bens, com destaque para recursos naturais/mineração (+94 mil) e construção (+64 mil). A indústria de manufaturas, no entanto, teve queda de 48 mil,

Continua depois da publicidade

Em serviços, houve a criação de 168 mil vagas, com destaque para lazer e hospitalidade, com 208 mil contratações. Ou setores, no entanto, tiveram quedas no mês, compensando essa forte alta.

A remuneração subiu 6,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Essa medida de pagamento da ADP capta os ganhos de um grupo de quase 10 milhões de funcionários em um período de 12 meses.

Nela Richardson, economista-chefe da ADP, destacou em nota que esse é o segundo mês no qual houve um declínio total de um ponto percentual no crescimento salarial para quem muda de emprego. “O crescimento salarial está diminuindo substancialmente e a inflação impulsionada pelos salários pode ser uma preocupação menor para a economia, apesar das contratações robustas”, afirmou.