Dexco (DXCO3) encerra operações em unidade de louças em Queimados e ações caem 2,3%

Para Bradesco BBI, companhia continua lutando com a fraca demanda de uso final e o excesso de oferta de seus produtos Deca e Ceramic Tiles

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Dexco (DXCO3), ex-Duratex, comunicou na manhã desta quarta-feira (21) que encerrou as operações da unidade de louças em Queimados (RJ), buscando “otimizar o uso de seus ativos industriais”. As ações DXCO3 caíram 2,32%, a R$ 9,25.

Segundo a companhia, o atendimento aos clientes está assegurado, uma vez que a produção desta unidade será suprida pelas unidades industriais de Recife (PE), João Pessoa (PB) e Jundiaí (SP). Os ativos operacionais serão oportunamente remanejados para as outras unidades, buscando melhor produtividade e eficiência.

“O dispêndio envolvido no encerramento das atividades da unidade não é material e será compensado pela redução dos custos fixos e ganhos operacionais no curto prazo”, afirma a Dexco, em comunicado ao mercado.

Continua depois da publicidade

A companhia ainda reforçou no comunicado a sua estratégia de maximização de valor, geração de caixa e melhor rentabilização de seus ativos.

Os analistas do Bradesco BBI reiteraram recomendação neutra para as ações DXCO3 após a notícia, apontando que a companhia continua lutando com a fraca demanda de uso final e o excesso de oferta de seus produtos Deca e Ceramic Tiles.

“Esta situação tem levado a empresa a reduzir a produção em algumas unidades operacionais desde o fim de 2022 e agora a encerrar a unidade de louças de Queimados (cerca de 20% da capacidade instalada de louças da empresa, embora a unidade tenha funcionado a baixos índices de operação globalmente)”, citam os analistas da casa.

Continua depois da publicidade

Eles ainda pontuam que, como a empresa pode aparentemente suprir adequadamente o nível de demanda mais baixo, veem que faz sentido estratégico para a Dexco tentar otimizar sua base industrial e reduzir custos.

(com Estadão Conteúdo)