Publicidade
A Seguradora Zurich anunciou, nesta quinta-feira (13), que vai fazer a compensação das emissões de carbono na carteira de seguro auto. A iniciativa será realizada em parceria com a Localiza&Co e a Tempo.
Com a medida, as emissões resultantes do uso de carro-reserva e de serviços de assistência 24h serão compensados por meio da compra de créditos de carbono dos parceiros. A seguradora garante que não haverá custo adicional ao cliente.
No caso do carro-reserva, a Zurich terá parceria da Localiza&Co para aderir ao Neutraliza, programa lançado em 2022 e que visa minimizar as emissões referentes ao escopo 3 – que são aquelas provenientes dos veículos alugados pela Zurich.
Continua depois da publicidade
As empresas estimam compensar aproximadamente 3,2 mil toneladas de CO2 anualmente, por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que contribuem para o desenvolvimento social e preservação das florestas, por intermédio do Instituto Ekos.
Já com a Tempo, serão compensados todos os serviços de assistência que geram emissões diretas, como guincho, táxi, socorro via moto e deslocamentos de chaveiros, por meio do projeto Tempo Sustentável. Só com os serviços de guincho, um dos mais utilizados pelos clientes da seguradora, as companhias calculam 3,3 mil toneladas de carbono compensadas por ano, uma média de 280 toneladas por mês.
Quando o segurado solicitar o carro-reserva ou qualquer serviço de assistência 24h, será feita a medição da quantidade de gases poluentes para serem neutralizados. Para calcular as emissões de carbono geradas pelos veículos são considerados fatores como:
Continua depois da publicidade
- consumo de combustível;
- tipo de motor;
- e quilometragem anual.
Com base nesse resultado, a Zurich faz a compra dos créditos dos parceiros conforme o serviço utilizado.
“A jornada da Zurich para reduzir as emissões em nível global já começou, e os desafios são enormes nessa transição”, destaca Fabio Leme, diretor executivo de Personal Lines da Seguradora Zurich. “Essas ações contribuem para esta jornada, conectando parceiros e chamando a atenção dos clientes com uma contribuição direta, que é a compensação das emissões”.
Veja também episódio do “Tá Seguro?”:
Continua depois da publicidade