PMI composto dos EUA recua de 53,2 em junho para 52,0 em julho, diz S&P Global

O PMI específico de serviços recuou de 54,4 para 52,4 no mês, o nível mais baixo em cinco meses; PMI de manufatura subiu para 49,0

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos recuou de 53,2 em junho para 52,0 em julho, segundo a S&P Global, o que representa o patamar mais fraco desde fevereiro da atividade empresarial do setor privado, que agregar serviços e indústria.

O PMI específico de serviços recuou de 54,4 para 52,4 no mês e, embora tenha permanecido acima da faixa neutra de 50,0 foi o nível mais baixo em cinco meses. Já o indicador de manufatura registrou 49,0 em julho, ante 46,3 em junho, sinalizando a deterioração mais lenta nas condições operacionais na atual sequência de declínio de três meses.

Segundo a pesquisa, apesar de uma contração mais lenta nas novas vendas, os fabricantes registraram novas reduções na compra de insumos e estoques de pré e pós-produção em julho.  A fraca demanda por insumos levou a outra redução nos prazos de entrega dos fornecedores, pois o desempenho dos fornecedores melhorou de forma sólida e em maior extensão do que em junho.

Continua depois da publicidade

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence disse em nota que julho está vendo uma combinação indesejável de crescimento econômico mais lento, criação de empregos mais fraca, confiança empresarial mais sombria e inflação persistente.

“A taxa geral de crescimento da produção, medida em manufatura e serviços, é consistente com a expansão do PIB a uma taxa trimestral anualizada de aproximadamente 1,5% no início do terceiro trimestre. Isso está abaixo do ritmo de 2% sinalizado pela pesquisa no segundo trimestre”, afirmou.