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O Assaí (ASAI3) registrou queda de 51,1% no lucro líquido no segundo trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado, saindo de R$ 319 milhões para R$ 156 milhões.
Conforme a empresa de atacarejo, o desempenho foi afetado principalmente pelas altas taxas de juros.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 1,113 bilhão, alta anual de 13,8%. Isso levou a uma queda da margem Ebitda ajustada de 0,4 p.p. (ponto percentual), para 7%.
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A receita líquida somou R$ 15,984 bilhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 20,8% na comparação com igual etapa de 2022.
Segundo o Assaí, o crescimento da receita se deve principalmente a consistente contribuição da expansão das 60 lojas abertas nos últimos 12 meses (+22,9%), com destaque para a performance das conversões.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 2,564 bilhões no segundo trimestre de 2023, um aumento de 19,5% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 16% no 2T23, baixa de 0,1 p.p. frente a margem do 2T22.
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As despesas com vendas, gerais e administrativas somaram R$ 1,480 bilhão no 2T23, um crescimento de 23,4% em relação ao mesmo período de 2022.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 628 milhões no segundo trimestre de 2023, uma elevação de 91,5% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.
Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 8,340 bilhões, um crescimento de 3% na comparação com a mesma etapa de 2022.
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O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 2,62 vezes em junho/23, queda de 0,10 vez em relação ao mesmo período de 2022.
Os investimentos totalizaram R$ 650 milhões no trimestre, decorrentes da abertura de 5 lojas convertidas no período e continuidade do processo de expansão, com mais de 20 lojas em obras.
A geração de caixa operacional do Assaí atingiu R$ 5,4 bilhões nos últimos 12 meses, uma melhora R$ 2,6 bilhões em relação ao 2T22. “O resultado reflete, principalmente, as melhorias na gestão de capital de giro da Companhia e o desempenho operacional consistente em um contexto de forte expansão”, explica o varejista.