GPA (PCAR3) registra prejuízo consolidado de R$ 425 milhões no 2º trimestre, alta anual de 146,8%

Varejista dona da marca Pão de Açúcar divulgou seus resultados trimestrais nesta noite de quarta-feira (26)

Felipe Moreira

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O GPA (PCAR3), controlador da bandeira de supermercados Pão de Açúcar, registrou aumento de 146,8% no prejuízo líquido no segundo trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado, subindo de R$ 172 milhões para R$ 425 milhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado consolidado foi de R$ 257 milhões, alta anual de 7,4%. Já a margem Ebitda ajustada caiu 0,3 p.p. (pontos percentuais), para 5,4%.

As vendas mesmas lojas (excluído postos) apresentaram um aumento de 6,4%, com destaque para a bandeira Pão de Açúcar que cresceu 8,6% com melhora pelo quinto trimestre consecutivo.

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A receita líquida somou R$ 4,755 bilhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 13,5% na comparação com igual etapa de 2022.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 1,181 bilhão no segundo trimestre de 2023, um aumento de 5,9% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 24,8% no 2T23, baixa de 1,8 p.p. frente a margem do 2T22.

As despesas com vendas, gerais e administrativas somaram R$ 926 milhões no 2T23, apresentando diluição de 0,6 p.p. em relação a receita líquida quando comparado com o 2T22. Essa diluição se concentra na linha de despesas gerais e administrativas, que apresentou redução de 7,5% na comparação com o ano anterior, com a reestruturação realizada na sede após a venda dos hipermercados e em eficiências capturadas em despesas de operação.

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O resultado financeiro líquido pós IFRS 16 foi negativo em R$ 338 milhões no segundo trimestre de 2023, uma elevação de 33,4% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.

A geração de caixa operacional do GPA Brasil atingiu R$ 245 milhões, incremento de 48,4% na base anual.

Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 2,9 bilhões, com redução de R$ 1,5 bilhão vs. 2T22 e R$ 100 milhões vs. 1T23.

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No acumulado do ano o investimento totalizou R$ 363 milhões com redução de 22,4% na comparação com o ano anterior, sendo a maior parte da redução em Reformas, Conversões e Manutenção, que em 2022 apresentou maior concentração de investimentos em reformas das lojas Pão de Açúcar para o conceito G7 e conversões de hipermercados em supermercados.