Publicidade
(Bloomberg) – Dan Loeb não é o primeiro titã de Wall Street a lamentar como os traders de ações “meme” tornaram a venda a descoberto um empreendimento perigoso. Mas Loeb – que dirige o fundo de hedge Third Point – ter feito isso agora é o que é interessante.
Acontece que a multidão das ações “meme” está de volta, levando as ações para cima e machucando os vendedores a descoberto, como fizeram nos selvagens primeiros dias da pandemia. A Tupperware Brands, a Nikola Corp. e a Yellow Corp. subiram em espiral, causando aos vendedores a descoberto cerca de US$ 435 milhões em perdas nos últimos dois meses.
Loeb, embora aparentemente intocado por essas oscilações repentinas do mercado, deixou claro em uma carta a seus clientes na última semana que seus dias como um grande apostador contra ações individuais acabaram.
Continua depois da publicidade
“A análise fundamentalista está cada vez mais em segundo plano para monitorar vencimentos diários de opções e painéis de mensagens do Reddit, como evidenciado pelos numerosos short squeezes e manipulações de ações fortemente vendidas, como AMC e Gamestop em 2021 e outras neste ano”, escreveu o executivo-chefe da Third Point.
“Embora não tenhamos abandonado a venda a descoberto, continuamos a reduzir nossa exposição a descoberto em um único nome em favor de hedges [proteções] de mercado e cestas vendidas.”
Um vendedor a descoberto após o outro foi machucado pela multidão das ações “meme” no início de 2021, quando investidores amadores se uniram em fóruns como WallStreetBets do Reddit para apostar contra profissionais de Wall Street que tinham posições pessimistas em empresas como GameStop e AMC Entertainment. Era uma época de especulação excessiva, visível também na espuma em torno dos IPOs (aberturas de capital) de cheques em branco e no frenesi das moedas digitais.
Continua depois da publicidade
Essa estratégia deu menos frutos conforme o mercado geral mudou para baixo em 2022, e os profissionais tomaram cuidado extra para mascarar suas posições vendidas. Mas voltou com força nas últimas semanas, quando o rali da tecnologia alimentado por inteligência artificial começou a se espalhar mais amplamente e o furor especulativo aumentou.
Considere a Tupperware. A fabricante de recipientes para armazenamento de alimentos teve uma improvável alta de oito vezes nas ações ao longo de duas semanas, apesar dos avisos de que seus negócios estão oscilando. Para a Yellow, a empresa de transporte rodoviário que esperava entrar com pedido de falência, um rali de três dias catapultou as ações para uma alta de 584%.
Na Nikola Corp., problemática fabricante de veículos elétricos, um salto de 400% nas ações atingiu os investidores a descoberto com cerca de US$ 350 milhões em perdas em certo ponto, mostraram dados da empresa de análise S3 Partners.
Continua depois da publicidade
Os booms aparentemente aleatórios representam um risco para os investidores que apostam contra ações populares entre os investidores de varejo. Esses estouros repentinos podem deixar os gestores de recursos com posições vendidas expostos a grandes perdas.
“A capacidade de ter seu preço girando em torno de você, no lado longo ou curto, é como nunca antes”, diz Peter Atwater, professor adjunto de economia da William & Mary. “A velocidade com que a multidão pode se reunir, mirar e se mover é sem precedentes.”
A última barreira da multidão do Reddit apenas aumenta o perigo para os vendedores a descoberto, um grupo de investidores que muitas vezes é criticado por assumir posições negativas sobre as empresas. O Departamento de Justiça dos EUA lançou uma investigação criminal sobre venda a descoberto por fundos de hedge e empresas de pesquisa, com a SEC (equivalente à Comissão de Valores Mobiliários) e o Departamento de Justiça perseguindo fundos de hedge por realizar campanhas “curtas e distorcidas”.
Continua depois da publicidade
A aflita operadora de redes de drogarias Rite Aid Corp. pareceu chamar a atenção dos traders de ações “meme” na quarta-feira (2), subindo até 68%, quando um recorde de 57 milhões de ações mudou de mãos. A empresa tentou atrair os holofotes deles no ano passado, organizando um evento virtual em um esforço para atrair o público amador.
A venda a descoberto sempre vem com a ameaça de que a tese de baixa não dará certo ou levará mais tempo para se concretizar do que um investidor pode esperar. Mas foi apenas nos últimos dois anos que surgiu a ameaça de ser espremido por uma multidão na internet. Para Loeb, isso é mais do que suficiente para sinalizar uma mudança permanente na paisagem.
“O ambiente de venda a descoberto é muito mais desafiador do que historicamente”, escreveu. A Third Point “aumentou a diversificação e reduziu os tamanhos das posições vendidas em nome individuais, limitando nossa vulnerabilidade a short squeezes”.
©2023 Bloomberg L.P.