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O brasileiro pretende gastar, em média, até R$ 176 em presentes no Dia dos Pais deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento.
Segundo o estudo, 34% dos consumidores que vão presentear os pais neste ano pretendem gastar um valor maior do que o desembolsado para a ocasião em 2022. Para 39%, o valor deve permanecer igual, e, para 23%, abaixo do que o gasto anterior.
A Abecs estima que a data neste ano deve movimentar um volume em torno de R$ 7,7 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços, considerando os dados da pesquisa.
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A pesquisa da Abecs mostra ainda que o gasto médio, por região do país, deve ser maior entre os consumidores:
- Sudeste (R$ 197);
- Centro-Oeste (R$ 170);
- Nordeste (R$ 162);
- Norte (R$ 160); e
- Sul (R$ 159).
Além disso, na média, os homens pretendem desembolsar mais do que as mulheres, com tíquetes médios de R$ 217 e R$ 141, respectivamente.
Loja física é preferência
O levantamento também analisou o local onde o consumidor pretende comprar o presente de Dia dos Pais. Entre os entrevistados, 71% têm a intenção de ir a uma loja física, enquanto 24% preferem realizar a compra de maneira online.
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A preferência por transações presenciais é maior em cidades do interior (74%), em relação às regiões metropolitanas (67%), e também entre as mulheres (77%).
Já o canal online possui uma procura maior entre os homens (28%) e jovens de 18 a 24 anos (34%).
Meios de pagamentos
Outro recorte da pesquisa separa as preferências em termos de meios de pagamentos. O cartão de crédito (26%) é o meio de pagamento mais citado pelos consumidores que pretendem comprar presente para a data comemorativa. Depois, muitos brasileiros também devem pagar com dinheiro (33%) e Pix (23%).
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O cartão de débito aparece na quarta posição, com 15%, atrás somente do boleto bancário (1%). No Sudeste, o uso dos cartões é a preferência de praticamente metade dos entrevistados, com 49% das menções.
Entre os perfis analisados, os cartões também são mais citados entre as mulheres (44%), pessoas de 25 a 34 anos (46%) e de 35 a 44 anos (41%), além das faixas sociais A/B (56%) e C (42%).
Daqueles que mencionam o uso do cartão de crédito como meio de pagamento, 62% têm a intenção de parcelar a compra – na região Nordeste, a preferência pelo parcelamento sobe para 78%, seguida por Sul (60%) e Sudeste (56%).
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Dicas para boas compras
O Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas) compartilharam algumas dicas para os consumidores fazerem boas compras duranta a data comemorativa. Veja:
- Produtos de mesma marca e modelo podem apresentar variações de preços entre lojas diferentes. Por isso, pesquise antes de comprar para economizar;
- Em compras em lojas físicas e virtuais, o consumidor deve ficar atento à política de troca de cada loja, pois não há obrigatoriedade da troca por gosto ou tamanho. Essas informações devem ser fornecidas ao consumidor de forma clara;
- Nas compras em sites, o consumidor tem o direito de arrepender-se da compra, por qualquer motivo, pelo prazo de sete dias a partir do recebimento do produto ou da contratação do serviço, além da devolução do valor da quantia paga, inclusive do frete. O Procon-RJ alerta que não se trata de troca e, sim, do cancelamento da compra do produto ou serviço;
- Produtos duráveis têm garantia legal de 90 dias. Entre os não duráveis, o prazo é de 30 dias;
- Não digite dados pessoais em sites desconhecidos ou repasse informações a desconhecidos por meio de aplicativos de mensagens, e-mails ou redes sociais. É possível verificar a confiabilidade de lojas virtuais pelo consumidor.gov.br;
- Não clique em links enviados por SMS ou e-mails desconhecidos. O site do Procon RJ dispõe de cartilha com orientações para evitar golpes virtuais, bem como lista com mais de 240 sites não confiáveis;
- O consumidor não é obrigado a pagar a taxa de serviço em bares e restaurantes, popularmente conhecida como gorjeta, apesar de ser um costume no país. O couvert artístico pode ser cobrado, porém o consumidor deve ser informado previamente;
- Denúncias ou reclamações podem ser feitas nos canais de atendimento da autarquia no endereço www.procon.rj.gov.br.
*Com Agência Brasil.