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Empreendedores do país têm relatado dificuldades no cadastro e na emissão de notas fiscais com abrangência nacional pela plataforma gov.br, determinação que passou a vigorar desde 1º de setembro.
Usuários que tentavam acessar a plataforma nesta semana se depararam com instabilidades seguidas de uma mensagem de erro que impossibilitava o login do contribuinte.
As mensagens são as seguintes:
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- “Serviço indisponível”;
- “Não foi possível acessar a NFSE via GOVBR”;
- “Não foi possível efetuar o login no momento, tente novamente mais tarde”, dizia a comunicação em pop-up.
Ao InfoMoney, a Receita Federal informou que segue monitorando a situação e que os esforços para a efetiva solução do problema estão sendo empregados.
Mudança
Desde a última sexta-feira (1º), os negócios enquadrados no Microempreendedor Individual (MEI) passaram a ter que emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), de padrão nacional pelo portal gov.br/nfse ou pelo aplicativo NFS-e-Mobile. Antes, o MEI emitia a NFS-e pelo site da prefeitura do município em que o negócio estava inscrito. Agora, a regra é emitir a nota fiscal de padrão nacional
Contudo, o grande volume de acessos devido à nova regra fez com que a plataforma ficasse instável há dias. Nas redes sociais, empreendedores que prestam serviço a empresas de maneira fixa – no regime popularmente chamado de PJ – relatam que a impossibilidade de emitir nota fiscal postergou o recebimento de seus salários.
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O que diz a Receita Federal?
“Em relação à instabilidade no sistema de emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) de padrão nacional, comunicamos que os esforços para normalizar a situação estão sendo empregados pelo prestador de serviço de hospedagem do sistema”, salienta o órgão.
A instabilidade, segundo a Receita, se deve ao aumento no volume de emissão da NFS-e pelos microempreendedores individuais (MEI). “A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil segue monitorando a situação, para a efetiva solução do problema”, segundo trecho de nota enviada à imprensa.