Chefe do Banco Mundial diz que não há financiamento suficiente e pede setor privado em projetos

Segundo o presidente, no último ano, o Banco Mundial teve US$ 120 bilhões para investir ao redor do mundo, um valor que deveria estar na casa de trilhões

Estadão Conteúdo

Publicidade

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, afirmou que não há financiamento suficiente na instituição para lidar os múltiplos desafios que ela está enfrentando globalmente.

Em evento com a sociedade civil em Marrakesh, no Marrocos, no âmbito das reuniões anuais do banco e do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banga disse que é preciso aumentar as verbas destinadas ao organismo.

Segundo o presidente, no último ano, o Banco Mundial teve US$ 120 bilhões para investir ao redor do mundo, um valor que deveria estar na casa de trilhões.

Continua depois da publicidade

“Precisamos envolver o setor privado nos projetos”, apontou.

Banga respondeu ainda alguns questionamentos sobre a continuidade dos investimentos em projetos que envolvem combustíveis fósseis por parte do Banco Mundial.

O presidente contestou as críticas, e disse que a maior parte das verbas da instituição estão voltadas para energias renováveis e a transição energética, e apontou que apenas uma pequena parcela dos investimentos foi feita em gás natural.

Tópicos relacionados