Tesouro Direto: taxas de prefixados caem para até 10,81% em dia de calmaria no noticiário econômico

Investidores focam nas pautas econômicas do Congresso com agenda de indicadores esvaziada

Leonardo Guimarães

Publicidade

As taxas dos títulos do Tesouro Direto recuam nesta quarta-feira (25). Com a agenda de indicadores esvaziada, o cenário político volta ao focos dos investidores.

Uma das pautas acompanhadas pelo mercado é o Projeto de Lei sobre a taxação de fundos de alta renda. O relator da proposta, Pedro Paulo (PSD-RJ), sinalizou na noite de terça-feira (24) que a alíquota para a atualização dos ganhos acumulados pelos donos desses recursos pode subir de 6% para 8%.

A votação da proposta estava prevista para ontem, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adiou a reunião do Colégio de Líderes que sempre precede a pauta da semana na Casa, e o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta votar a proposta ainda nesta semana.

Continua depois da publicidade

Do outro lado do Palácio do Congresso Nacional, o Senado aprovou, nesta terça, um pedido de urgência para o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Rodrigo Pacheco (PSG-MG), presidente da Casa, disse que o texto será incluído na pauta de hoje do plenário.

Nos Estados Unidos, investidores se concentram na divulgação de balanços corporativos. Meta (dona do Facebook), Boeing e IBM reportam resultados hoje. Os números da Amazon serão divulgados amanhã.

O mercado acompanha, às 17h45, um discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Investidores estarão atentos a qualquer pista sobre o rumo dos juros nos EUA.

Continua depois da publicidade

No Tesouro Direto, a taxa do piso dos prefixados, com vencimento em 2026, caía para 10,81% na primeira atualização do dia, às 9h23, ante 10,94% no início da sessão de ontem. A rentabilidade anual do Tesouro Prefixado 2029 recuava de 11,56% para 11,44%, enquanto a do Tesouro Prefixado 2033 caía de 11,78% ara 11,65%.

Nos títulos de inflação, o papel para 2055 pagava 5,92% ante juro real de 5,95% ontem. A taxa do Tesouro IPCA+ 2045 recuava de 5,93% para 5,90%, enquanto a do Tesouro IPCA+ 2035 caía de 5,83% para 5,80%.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta quarta-feira (25):

Continua depois da publicidade

Haddad fala com Campos Neto sobre indicações do governo ao Banco Central

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, que ele próprio anunciará as indicações para compor a diretoria do Banco Central, e que não resta nada para ainda ser definido sobre o assunto. Haddad explicou que está no momento comunicando a pessoas específicas sobre os futuros escolhidos – para que elas não saibam do anúncio pela imprensa – e que conversou nesta terça-feira, 24, com o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Questionado sobre o perfil dos escolhidos, Haddad evitou especulações.

“Não vale a pena ficar especulando, daqui a pouco anuncio e fica tudo bem”, disse Haddad, emendando que as escolhas são “gente conhecida, com experiência na área”. “Não tem surpresa. Tive oportunidade de conversar com Roberto Campos Neto hoje”, informou o ministro, que ainda prevê um encontro com o presidente do BC nesta sexta-feira, 27.