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A Black Friday 2023 acontece em 24 de novembro e a expectativa é que dois a cada três brasileiros comprem na data, conforme dados recentes divulgados pelo Google. Neste ano, a maior data de consumo do país deve contar com menos interferências, considerando que as últimas edições foram marcadas pela pandemia, além de eleições e Copa do Mundo no ano passado.
Mesmo com um resultado de vendas morno em 2022, parte da estratégia deve ser mantida para este ano: as varejistas se anteciparam e já começaram a ofertar diversas promoções em uma espécie de “esquenta” ao longo de todo o mês de novembro para esticar ao máximo as vendas.
Neste ano, uma possível ameaça é a seca na região Norte, que vem afetando o funcionamento da Zona Franca de Manaus, importante polo logístico para várias indústrias, incluindo o varejo. Ainda não se sabe o tamanho do impacto da seca nas compras de Black Friday e Natal, mas é um ponto a ser observado nesta edição.
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Há milhares de produtos em promoção, de diversas categorias, incluindo eletrônicos, produtos de beleza, livros, itens para a casa e outras opções, com descontos que podem chegar a 80% nesse período que antecede a Black Friday em si.
O InfoMoney contatou as principais varejistas e separou as ações promocionais de cada uma. Confira:
Amazon
A Amazon já possui mais de 25 mil de ofertas disponíveis com descontos de até 50% em categorias como informática, eletrônicos, alimentos e bebidas, beleza, livros, moda e pet shop. Marcas como Apple, Jonny Walker, Barbie, Huggies, Mash, Oster, Canon e PlayStation são algumas que estarão em promoção.
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A companhia, que vai focar em entregas rápidas nesta edição, tem ofertas diárias planejadas para todo o período que antecede a data. Adotando inteligência artificial em seu sistema, a Amazon vai oferecer, durante o período da Black Friday, uma lista de ofertas customizadas com base em itens salvos anteriormente e obter recomendações de ofertas com base no histórico de navegação.
Em termos de meios de pagamento, a Amazon afirma que os clientes podem optar por cartões de crédito e débito, boleto, Pix e pontos Livelo — que durante o Esquenta Black Friday valerão 10% mais.
Confira algumas promoções que vão acontecer durante o mês de novembro:
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- Até 50% off em livros e eBooks;
- Até 30% off em alimentos e bebidas;
- Até 30% off em beleza;
- Até 30% off em informática;
- Até 25% off em brinquedos e jogos;
- Até 25% off em pet shop;
- Até 25% off em moda;
- Até 25% off em casa;
- Até 20% off em eletrônicos; e
- Até 20% off em itens gamers.
Americanas
A Americanas vem para essa edição da Black Friday após um ano conturbado causado pelas chamadas “inconsistências contábeis” constatadas em seu balanço. A empresa entrou em um processo de recuperação judicial, com mais de R$ 40 bilhões em dívidas.
Para o “esquenta” da Black Friday, a Americanas não revelou muitas informações, mas garantiu que contará com diversas ofertas e condições de pagamento diferenciadas – incluindo cashback para pagamentos com o app Ame – e variedade de produtos nas lojas físicas espalhadas por todo o país, além do site e app.
As ofertas de até 40% de desconto vão durar todo o mês de novembro, e a empresa vem apostando nas entregas em até três horas para algumas categorias como alimentos, brinquedos, bebidas, e itens para bebês.
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Casas Bahia
As Casas Bahia, empresa que pertence ao Grupo Casas Bahia, também já está com a sua ação promocional antecipada funcionando com descontos que podem chegar a 40%, em diversas categorias de produtos, além de descontos em dinheiro com pagamento no Pix.
A empresa também vai oferecer condições de pagamento facilitadas, como parcelamento em 30 vezes fixas no cartão da loja ou desconto no pagamento com carnê digital, e seleção de produtos com frete grátis para as compras via app e site.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza vai oferecer descontos de até 80% de desconto em produtos durante todo o mês de novembro e terá promoções-relâmpago, chamadas de “Agora ou Nunca”, com descontos exclusivos em itens selecionados. Segundo a empresa, esses itens “não ficarão mais baratos na sexta-feira (24)”.
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Todas as categorias, de eletroeletrônicos a tecnologia, moda, esportes e beleza e alimentos e bebidas, farão parte das promoções. A companhia conta também com 300 mil sellers do marketplace, que serão responsáveis por muitas ofertas realizadas no período
“Estamos há meses nos preparando para a Black Friday, data mais importante do ano para o varejo. Muitas pessoas aguardam pelos descontos para realizar compras, principalmente de itens mais caros. Nossa expectativa é um ticket médio de aproximadamente R$ 1 mil”, afirma Eduardo Galanternick, vice-presidente do Magalu.
Todas as compras poderão ser parceladas em até 10 vezes sem juros e, para milhares de produtos, o frete será gratuito em compras acima de R$ 79 feitas no app.
A varejista foi a única que já se posicionou sobre os potenciais problemas na região Norte diante da maior seca dos últimos anos. “Diante do cenário na Zona Franca de Manaus, adiantamos o abastecimento e a logística de entrega para garantir que a seca não afete as vendas, principalmente de televisão e ar-condicionado. Estamos preparados para a demanda”, afirma Eduardo Galanternick, vice-presidente do Magalu, em nota.
Mercado Livre
O Mercado Livre também está investindo forte na Black Friday deste ano: 50% a mais em mídia e 137% a mais em cupons de desconto em relação à data de 2022.
Os descontos em diversas categorias como moda e beleza, esportes, supermercado, casa e decoração, entre outras, vão até 70% ao longo de todo o mês de novembro.
A empresa também está oferecendo ofertas-relâmpago em produtos e categorias selecionadas com descontos variados e exclusivos durante um determinado período de tempo.
Shein
A Shein está ofertando milhares de cupons de descontos e frete grátis para pedidos acima de R$ 20 em determinados períodos durante seu “esquenta” para a Black Friday. Nesse período os descontos podem chegar a 85%. No dia da Black Friday a empresa promete oferecer descontos ainda maiores, de até 90%.
O dia 11.11, chamada data dupla, é uma aposta da empresa para o mês também: são descontos de até 90% neste dia para produtos selecionados, frete grátis para diversas categorias como lar e decoração, eletrônicos, beleza e saúde, infantil, entre outras.
Essas datas duplas que acontecem todo mês sempre que os números de dia e mês se repetem viraram uma espécie de tradição das varejistas asiáticas e vem se consolidando no Brasil, com consumidores já esperando promoções mês a mês. A ideia foi exportada da China: lá o 11.11 é o Dia dos Solteiros, grande data do varejo similar à Black Friday.
Shopee
A Shopee, assim como outras empresas asiáticas, tem duas datas importantes em novembro: a Black Friday e o 11.11, as chamadas datas duplas. A empresa vai ofertar em ambas cupons de frete grátis para compras acima de R$ 10 e R$10 milhões em vouchers de descontos.
Além disso, os consumidores poderão aproveitar uma seleção de produtos de diversas categorias, com até 70% de desconto, no 11.11. Durante a Black Friday serão um total de R$ 8 milhões em cupons de descontos.
Entre as categorias estão itens de beleza, itens para a casa, acessórios para veículos, eletrônicos, brinquedos, entre outros.
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