Apostas por fim do aperto monetário nos EUA seguem no radar; reunião com Campos Neto sai da agenda de Lula e mais destaques

Agenda de hoje prevê falas de várias autoridades do Federal Reserve (Fed)

Felipe Moreira

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

Os índices futuros dos Estados Unidos operam com baixa, revertendo parte dos ganhos da véspera, quando novos dados de inflação reforçaram as esperanças dos investidores de que o Federal Reserve (Fed) tenha encerrado o ciclo de altas nas taxas de juros.

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de outubro caiu 0,5% na quarta-feira, marcando seu maior declínio mensal desde abril de 2020.

Com dados de inflação para trás, os investidores voltarão o foco para uma série de dados econômicos como pedidos de seguro-desemprego, produção industrial e do mercado imobiliário, que serão divulgados nesta quinta-feira. Eles também seguirão os comentários de autoridades do Federal Reserve, incluindo a presidente de Cleveland, Loretta Mester, e o presidente de Nova York, John Williams, em eventos ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

Em outras notícias, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, reuniram-se pessoalmente em São Francisco na quarta-feira, marcando a primeira reunião dos líderes em cerca de um ano. Os líderes concordaram em retomar a comunicação militar de alto nível, segundo ambos os países, mas Taiwan continua a ser um ponto de discórdia.

Em dia de folga na B3, devido ao feriado de Proclamação da Republica, o índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR (BR20) e ETF (fundo de índice) EWZ fecharam em leve alta na quarta (15). No noticiário corporativo, a expectativa é pela apresentação dos resultados de 2021 e 2022 da Americanas (AMER3), em recuperação judicial, antes da abertura dos mercados.

Na seara política, o presidente Lula teria uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Contudo, foi feita uma atualização na agenda oficial de Lula. Na nova versão, não há reunião com o presidente do BC.

Continua depois da publicidade

1.Bolsas Mundiais

Estados Unidos

Os índices futuros dos EUA operam com leves perdas nesta manhã de quinta-feira após fechar em alta na sessão anterior, em meio ao arrefecimento da inflação e aumento das expectativas pelo fim do ciclo de aperto monetário.

O calendário corporativo traz uma série de resultados que trarão mais detalhes sobre o comportamento do consumidor, à medida que os varejistas norte-americanos Walmart , Bath & Body Works e Macy’s relatam lucros.

As expectativas para o Walmart aumentam depois que seu concorrente Target teve disparada das suas ações na quarta-feira, com ganhos de 17,75%, na esteira de sua previsão de vendas de fim de ano que superou o consenso e da visão otimista de sua cadeia de suprimentos.

Continua depois da publicidade

Na frente política, o Congresso americano deu a aprovação final na noite de quarta-feira a um pacote temporário de financiamento governamental que adia o confronto sobre o orçamento federal para o ano que vem.

O Senado se reuniu noite adentro para aprovar o projeto de lei com um placar de 87 votos a 11, que será agora enviado ao presidente Joe Biden para assinatura um dia depois de ter sido aprovado na Câmara em uma esmagadora votação bipartidária.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Continua depois da publicidade

Ásia

As ações de Hong Kong lideraram as quedas na região Ásia-Pacífico na quinta-feira, com a Xpeng liderando a queda das ações de veículos elétricos, enquanto os investidores repercutiam o encontro de líderes dos Estados Unidos e da China .

O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,05%, após ganhar 3,92% na sessão anterior.

Ações da Xpeng listadas em Hong Kong caíram 4,2% depois que a empresa chinesa de veículos elétricos relatou um prejuízo trimestral mais alto.

Continua depois da publicidade

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, reuniram-se na quarta-feira fora de São Francisco, no seu primeiro encontro presencial em um ano. As conversações decorreram à margem da Conferência de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico e fizeram parte dos esforços entre os EUA e a China para impulsionar a comunicação de alto nível no meio de tensões contínuas.

Europa

Os mercados europeus operam sem direção única, em meio a um esfriamento do sentimento positivo visto no início da semana, após a divulgação de dados positivos dos EUA e da China.

Uma leitura fraca da inflação nos EUA na terça-feira aumentou as esperanças de que o Fed esteja a aproximar-se do fim do seu ciclo de subida das taxas de juro. E houve dados econômicos otimistas da China, que reportou vendas no varejo e dados industriais melhores do que o esperado para outubro.

Commodities

Os preços do petróleo recuam nesta quinta-feira, devido a um aumento maior do que o esperado nos estoques de petróleo bruto dos EUA e à produção recorde no maior produtor mundial, juntamente com preocupações crescentes sobre a demanda na Ásia.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, enquanto as autoridades chinesas intervinham para controlar a alta dos preços e os fracos dados imobiliários alimentavam preocupações sobre a demanda do principal setor consumidor de aço.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência para dezembro subiu 0,1%, para US$ 130,04 a tonelada.

Bitcoin

2. Agenda

A agenda de hoje tem como destaque a apresentação do IPC-S semanal.

Nos EUA, será apresentado o índice de atividade do Fed Filadélfia, com projeção de -11,5 pela LSEG, e produção industrial de outubro, com expectativa de queda de -0,3% na comparação mensal.

Brasil

8h: IPC-S

EUA

8h: Discurso de Lisa D. Cook, membro do Fed

9h10: Discurso de Michael S. Barr, membro do Fed

10h30: Pedidos de seguro-desemprego semanal

10h30: Índice de manufatura do Fed da Filadélfia

10h30: Discurso da presidente do Fed de Cleveland, Loretta J. Mester

11h15: Produção industrial

12h: Índice NAHB do mercado imobiliário

12h30: Discurso de Christopher J. Waller, membro do Fed

13h: Índice de Manufatura do Fed do Kansas

18h: Fluxo líquido de capitais

3. Noticiário econômico

Lula recebe Haddad e Campos Neto nesta quinta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria uma reunião hoje com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) e com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O compromisso estava marcado para 10h30 no Palácio do Planalto.

Contudo, foi feita uma atualização na agenda oficial de Lula. Na nova versão, não há reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Na agenda divulgada cerca de duas horas antes da atualização, Lula se reuniria com Campos Neto no Palácio do Planalto às 10h30.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participaria do encontro. Os outros dois compromissos que constavam da agenda oficial do presidente da República estão mantidos. Às 9h30, ele recebe os ministros José Múcio Monteiro (Defesa), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda). Depois, às 15h, Lula participa de cerimônia de sanção do projeto de lei que regula a profissão de sanitarista.

Lula e seus principais aliados fizeram uma série de críticas a Campos Neto e ao Banco Central no primeiro semestre devido ao patamar da taxa básica de juros, então em 13,75% ao ano. A temperatura baixou quando a autoridade monetária começou a diminuir a Selic – atualmente em 12,25% ao ano. O BC tem mantido um ritmo de corte de 0,50 ponto porcentual a cada reunião e já deu indicações que deve repeti-los nas próximas decisões.

O petista recebeu Campos Neto pela primeira vez no Planalto no final de setembro. A conversa com o presidente do BC será a segunda que incluirá Fernando Haddad na agenda oficial de Lula para esta quinta.

4. Noticiário político

Lula afirma que Dino é vítima de fake news com “ataques plantados”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na quarta, que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vem sendo alvo de “absurdos ataques artificialmente plantados”. Em publicação nas redes sociais, Lula condenou as fake news que estão sendo divulgadas sobre um suposto encontro de Dino com a representante de uma facção criminosa do Amazonas.

“Ele já disse e reiterou que jamais encontrou com esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira”, escreveu Lula. Na publicação, o presidente destacou as ações da pasta na defesa da democracia, no combate ao “armamentismo selvagem”, no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico e às milícias e na proteção da Amazônia.

Na última segunda-feira (13), o jornal O Estado de S.Paulo publicou que secretários do Ministério da Justiça receberam, dentro do prédio sede da pasta, em Brasília, a esposa de um líder de facção criminosa. Segundo o veículo, Luciane Barbosa Farias, conhecida como “dama do tráfico amazonense”, esteve com o secretário Nacional de Assuntos Legislativos, Elias Vaz, no dia 19 de março, e com o secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani, em 2 de maio.

5. Radar Corporativo

Copel (CPLE6)

O Conselho de Administração da Copel (CPLE6) aprovou, na terça-feira (14), a nova estrutura organizacional da Copel Holding no âmbito do processo de sua reorganização estratégica.

O Conselho da companhia também aprovou a convocação de Assembleia Geral Extraordinária da Companhia (AGE), a ser realizada em 18 de dezembro de 2023 com objetivo de deliberar sobre o desfazimento do “1º Programa de Conversão de Ações e Formação de Certificados de Depósito de Ações” aprovado em 17 de março de 2021 (Programa de Units).

Segundo comunicado, com a recente transformação da Copel em sociedade de capital disperso sem controlador definido, houve incremento substancial na liquidez das ações ordinárias, de modo que o Programa de Units deixou de cumprir as finalidades pelas quais foi instituído.

A Copel ainda aprovou o montante de R$ 2,432 bilhões para o Programa de Investimentos (Capex) previsto para 2024.

Nubank (ROXO34)

O Nubank (ROXO34) reportou lucro líquido de US$ 303 milhões no terceiro trimestre de 2023 (3T23), conforme a divulgação de balanço realizada nesta terça-feira (14), um avanço de 3.784% na comparação anual (ou de cerca de 39 vezes). No 3T22, o lucro tinha sido de US$ 7,8 milhões.

A expectativa do mercado era de lucro líquido de US$ 288,2 milhões e receita de US$ 2,05 bilhões, segundo dados da LSEG.

(Com Estadão, Reuters e Agência Brasil)