Invista de acordo com as suas resoluções para 2017

No inicio de um novo ano, é comum revermos nossas metas, renovando os votos de conquistar aquilo que almejamos. O ideal é fazer uma lista, considerando todos os sonhos que se deseja conquistar, investindo de acordo com o prazo para realizar.Sabemos que 2016 vêm sendo um ano difícil, com crise econômica e política no País, […]

Reinaldo Domingos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

No inicio de um novo ano, é comum revermos nossas metas, renovando os votos de conquistar aquilo que almejamos. O ideal é fazer uma lista, considerando todos os sonhos que se deseja conquistar, investindo de acordo com o prazo para realizar.

Sabemos que 2016 vêm sendo um ano difícil, com crise econômica e política no País, fatores que atrapalham nosso desempenho, por isso é ainda mais importante se planejar financeiramente para ter uma melhor performance em 2017.

Para conseguir mudanças, é preciso começar por nós mesmos, por nossas atitudes. Muitas vezes deixamos de lado o que mais importa, como conquistas familiares, a realização de um hobby e o aperfeiçoamento de habilidades tanto na vida profissional, quanto na pessoal.

Continua depois da publicidade

O ideal é traçar uma lista de resoluções para 2017, seguida de um planejamento para conquistar. Tudo aquilo que deseja realizar nos próximos doze meses são o que chamamos de sonhos de curto prazo. Considerando que o valor investido será resgatado rapidamente, é válido pensar em Títulos do Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA e até poupança, pensando na liquidez.

Algumas metas são mais caras, exigem maior tempo de poupança, por isso precisam ir para os investimentos mais adequados, como Previdência Privada, além de Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA. Caso deseje aplicar em Ações ou em Ouro, é válido ter o respaldo de um especialista.

Já para os investimentos de longo prazo, é interessante buscar a Previdência Privada ou até mesmo diversificar em Ações. Pense sempre em seu perfil, se é conservador e prefere não correr riscos, se é moderado e diversifica uma pequena parte dos seus investimentos ou se é arrojado e topa se arriscar por um retorno alto.

Continua depois da publicidade

Considerando as mudanças na aposentadoria pelo INSS, você pode estabelecer como sonho de longo prazo iniciar ou fortalecer o investimento em sua independência financeira, para atingir uma quantia que lhe permita trabalhar apenas por prazer, sem que seja necessário depender de parentes ou continuar trabalhando na velhice.

Pensando nisso, elaborei uma planilha que faz todo o cálculo necessário da independência financeira de forma automatizada, bastando apenas inserir as informações nos lugares indicados. Acesse o link http://www.dsop.com.br/arquivos-downloads/file/calculo-de-aplicacao-para-independencia-financeira?id=1, baixe o arquivo e conheça o número de sua aposentadoria.

Quando organizamos as atitudes em torno dos objetivos, evitamos frustrações e lamentações no futuro, por ter trabalhado muito e conquistado pouco. Por isso, aproveite o recesso e resgate seus desejos, tendo em mente que com planejamento o tempo se torna um aliado nos investimentos e nas conquistas.

Continua depois da publicidade

Na hora de organizar as finanças para poupar, deixe de fazer o seguinte orçamento mensal: Ganhos (-) Despesas = Lucro/Prejuízo. Em 2017, faça diferente: Ganhos (-) Sonhos (-) Despesas, readequando o padrão de vida em consequência do hábito de poupar dinheiro e investir mensalmente. Dessa forma, estará no caminho certo para conquistar tudo aquilo que deseja. 

Autor avatar
Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), autor de vários livros e criador da Metodologia DSOP de Educação Financeira.