A difícil lição de casa: finanças pessoais

Conheça os erros mais comuns nas finanças pessoais e deixe de comprometer seu orçamento todo mês.

Bernadette Vilhena

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O princípio básico da Educação Financeira é saber que não se deve gastar mais do que se ganha, certo? Nem sempre… Ter essa informação definitivamente não é o bastante para conter os abusos que vemos as pessoas fazerem com suas finanças pessoais.

Colocar em prática essa orientação não tem sido fácil para muitas pessoas.  Com exceção daquelas que por uma emergência/imprevistos comprometem seu orçamento, a maioria da população vai além da conta por motivos fúteis e defendidos com uma argumentação convincente, principalmente para elas!

Vejamos alguns erros comuns que acabam comprometendo a renda e retardando o ciclo de prosperidade de muitas pessoas:

Continua depois da publicidade

Aqui é importante lembrar que a dificuldade de fazer a lição de casa é a nossa complexidade. Isso por que colocar em prática o aprendizado financeiro, mesmo que os fundamentos básicos exige trabalhar com as emoções, as crenças pessoais, os hábitos consolidados e as nossas limitações.

Ter atenção com as finanças pessoais requer equilíbrio emocional e Educação Financeira.  O quanto antes decidirmos por isso melhor!

Isso faz sentido para você? Compartilhe conosco seu ponto de vista! Abraço e até mais!