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Muitas pessoas quando optam por abrir um negócio próprio ou comprar uma franquia, acabam se iludindo com o que lhes é apresentado como pontos positivos da empreitada.
No caso das franquias, muitos empreendedores não se atentam a detalhes que são fundamentais no processo de decisão. Um deles é o quanto do tempo desse profissional deve ser investido no negócio para que ele passe pelos estágios de desenvolvimento de sua unidade e tenha sucesso.
Operar uma franquia não é diferente do que operar um negócio independente. O empreendedor que investiu na franquia deseja obter o retorno do capital investido no menor tempo projetado. E isso só será possível com muita dedicação. Quanto de dedicação? Lamento dizer que deve ser, no mínimo, de oito a 12 horas por dia.
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O empreendedor não deve entrar em uma franquia acreditando que vai trabalhar menos e que os resultados virão sem muito esforço. Pelo contrário, até que a equação financeira seja positiva, é preciso muita dedicação e trabalho.
Antes de investir no negócio, o franqueado precisa ter em mente que os dois primeiros anos de operação não serão fáceis. Anos esses, que vão exigir muita dedicação, equilíbrio e persistência da parte dele. Apesar de ser franquia, não é possível prever o que pode ocorrer.
Por exemplo, uma simples mudança na carga tributária pode ter um impacto grande no negócio e que exigirá ações emergenciais. Ou o desempenho de vendas pode não ocorrer como foi projetado.
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Portanto, no sistema de franchising existe algo que o empreendedor conta forte a seu favor, e que faz uma grande diferença em relação a empreender de forma independente, ele conta com o apoio e orientação da franqueadora durante todo o período da relação contratual com essa empresa.
Cabe à equipe da franqueadora, treinar, transferir know-how, acompanhar o franqueado e orientá-lo para que ele atinja os resultados projetados em sua unidade e evite cometer erros que possa levá-lo ao fracasso. O que é muito diferente de começar um negócio sem experiência e com risco de perder o capital investido.
O quanto o empreendedor se dedica tem uma relação direta com o sucesso do negócio. O velho ditado “o olho do dono é que engorda o gado” é válido para as franquias também. Bom trabalho!
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Lyana Bittencourt é especialista em franchising e sócia e diretora de Marketing e Desenvolvimento do Grupo BITTENCOURT