Prevendo reflexos positivos na economia, FMI aplaude ajuda a Fannie e Freddie

Além de auxiliar na recuperação do mercado imobiliário dos EUA, plano do Tesouro sinaliza reformas nas agências

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – Muito além de despertar o otimismo entre os investidores, impulsionando a alta generalizada nos mercados internacionais, a decisão do governo norte-americano de assumir o controle das agências de crédito Fannie Mae e Freddie Mac terá reflexos positivos no problemático mercado imobiliário do país.

A opinião é do diretor administrativo do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, que afirmou ainda que a ação irá auxiliar indiretamente o cenário financeiro e econômico dos EUA.

Em comunicado sobre a decisão do Tesouro norte-americano, Strauss-Kahn declarou que, enquanto estuda os detalhes do plano, um dos fatores mais importantes é o apoio explícito do Tesouro em relação aos negócios centrais das agências.

Continua depois da publicidade

Impactos

“Espera-se que isso permita um aumento modesto e temporário no portfólio destas instituições nos próximos 15 meses, que irá auxiliar na maior disponibilidade de financiamento hipotecário”, ressalta o diretor.

Um dos problemas levantados pelo mercado frente a esse tipo de ajuda é a negligência da administração das empresas diante dos riscos. Para evitar o chamado risco moral, o Tesouro tomou algumas providências, como a substituição das diretorias das agências.

Somado a isso, Strauss-Kahn afirma que as injeções de capital promovidas pelo Tesouro serão superiores para os acionistas que já enfrentaram perdas significativas.

Continua depois da publicidade

Perspectivas

Um dos pontos destacados pelo diretor do FMI é a importância da reestruturação da governança corporativa das duas agências, de forma a facilitar tanto a competição quanto a disciplina do mercado.

Por fim, Strauss-Kahn ressalta o uso freqüente dos financiamentos a baixo custo para a construção de portfólio e benefício de acionistas, por parte de instituições privadas com políticas públicas.

De acordo com o diretor, o plano do Tesouro concede tempo suficiente para que sejam realizadas reformas importantes em ambas as instituições, “enquanto assegura a estabilidade do mercado e o apoio à recuperação da economia”.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar