Mercado começa a precificar fim de política frouxa e bolsas têm ganhos limitados

A bolsa japonesa fechou em queda nesta quinta-feira, encerrando uma sequência de quatro sessões de alta, após dados mais fracos do que o esperado no varejo dos Estados Unidos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A surpreendente alta dos rendimentos dos bônus encareceu ações em relação a títulos públicos e limitou os ganhos nos mercados acionários asiáticos nesta quinta-feira. 

“Acredito que o mercado está começando a precificar o fim de uma política monetária super frouxa ao redor do mundo”, disse o estrategista chefe da Monex Securities Takashi Hiroki. Hiroki ressaltou que tanto a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, quanto o investidor bilionário Warren Buffett já advertiram que as ações ficarão mais caras se os juros subirem.

 Às 7h29 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão estava praticamente estável, com variação positiva de 0,04 por cento. Já a bolsa japonesa fechou em queda nesta quinta-feira, encerrando uma sequência de quatro sessões de alta, após dados mais fracos do que o esperado no varejo dos Estados Unidos levantarem temores sobre o ritmo de recuperação da economia norte-americana.

Continua depois da publicidade

Na Europa, a preocupação com o crescimento da economia dos EUA também faz com que as bolsas operem em leve queda. A Grécia também segue no radar: segundo o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, a dívida do país não é viável e o pagamento de passivos do país ao Banco Central Europeu (BCE) deveria ser adiado.

 “Entre julho e agosto o Ministério das Finanças terá de tomar emprestados 6,7 bilhões de euros junto a nossos parceiros de uma maneira ou de outra para pagar os títulos do programa SMP”, disse Varoufakis em uma conferência em Atenas, referindo-se aos bônus comprados pelo BCE sob o Programa de Mercados de Ativos (SMP, na sigla em inglês) entre 2010 e 2011.

(Com Reuters e Agência Estado) 

Continua depois da publicidade

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.